O primeiro desportivo elétrico da nova era da CUPRA já é conhecido: o Born combina sustentabilidade e performance num modelo 100% elétrico de aptidões desportivas, liderando a expansão da marca para novos mercados e na proposta de um novo modelo de negócio. Será disponibilizado com diferentes níveis de potência e com um ‘pack’ de performance e-Boost capaz de elevar a potência até aos 231 CV (170 kW).

O Born representa uma nova era na CUPRA, juntando-se às variantes híbridas plug-in do Leon, Leon Sportstourer e Formentor, no recurso à eletricidade para maximizar a performance. Além disso, é o primeiro modelo da marca entregue ao cliente com um conceito de neutro de CO2. Esse conceito neutro é atribuído pelo facto de utilizar na cadeia de fornecimento de matéria-prima e na produção de matéria bruta energia proveniente de fontes renováveis. As restantes emissões são compensadas através de investimentos ambientais e de projetos certificados através dos mais elevados padrões.

Tendo por base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o CUPRA Born garante caráter desportivo contemporâneo graças ao conceito de chassis adaptativo (DCC) em combinação com a suspensão desportiva e o ESC Sport, direção progressiva e travões de maiores dimensões com pneus mais largos em jantes de liga com 20 polegadas. A autonomia ronda os 540 quilómetros no caso da bateria de 77 kWh.

Para este CUPRA, existirão diferentes opções de sistemas motrizes. Assim, há duas opções de potência de base: 150 CV (110 kW) e 204 CV (150 kW), podendo esta última receber uma opção e-Boost performance que catapulta a potência máxima até 231 CV (170 kW). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,6 segundos.

Esse é o modelo de topo, mas o Born terá ainda outras versões, começando com o de 150 CV (110 kW) com bateria de 45 kWh com autonomia para cerca de 340 quilómetros e aceleração dos zero aos 100 km/h em 8,9 segundos. Depois, a versão de 204 CV (150 kW) terá bateria de 58 kWh, cerca de 420 quilómetros de autonomia e aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,3 segundos.

Por fim, a versão mais potente (231 CV/170 kW) declina-se em duas opções – uma com bateria de 58 kWh e autonomia de cerca de 420 quilómetros com aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,6 segundos e outra com bateria 77 kWh, para a tal autonomia de 540 quilómetros com aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,0 segundos.

Já a bateria de iões de lítio é compatível com o carregador rápido de 125 kW (para a bateria de 77kWh), o que significa que pode recuperar 100 quilómetros de alcance em apenas sete minutos. E mesmo que a capacidade nominal da bateria (SOC) esteja em apenas 5%, pode ser recarregada para 80% em apenas 35 minutos. Por outro lado, através das opções de carga da marca, os clientes podem ter instalada uma wallbox específica – carregador CUPRA (pronto a usar), CUPRA Charger Connect (com ligação Wi-Fi) ou CUPRA Charger Pro (com 4G e Wi-Fi) – dando-lhes pleno controlo de como e quando recargam a bateria do CUPRA Born.

O CUPRA Born utiliza uma bateria de iões de lítio multicelular com refrigeração líquida alojada no ponto mais baixo e central do carro para assegurar o melhor centro de gravidade e reduzir o impacto do peso – usando-o como um benefício dinâmico. A estrutura de alumínio está aparafusada à carroçaria, melhorando a rigidez do conjunto. Para ajudar a sua eficiência em climas mais frios, o Born pode receber uma bomba de calor, o que otimiza a autonomia ao reaproveitar o calor de outra forma desperdiçado resultante da bateria.

Interior tecnológico e aplicação ‘chave’

O interior está desenvolvido com foco na digitalização, oferecendo um habitáculo com um lado conscientemente ambiental, como é o caso dos bancos tipo ‘baquet’ criados em parceria com a Seaqual Initiative e construídos com matéria sustentável obtida do lixo plástico recolhido nos oceanos. O conceito do interior desportivo destaca-se pelo volante específico com comandos satélite, à consola central de controlo, que complementa o lado dos bancos. Os bancos opcionais mais envolventes são fabricados com Dinamica e também são fabricados com materiais reciclados.

Ao centro do tablier está um ecrã flutuante de 12.0 polegadas, com elevada resolução, podendo o condutor acompanhar o estado do veículo mesmo fora do carro, através da aplicação recém-desenvolvida, a “My CUPRA” App, que é apresentada como ‘chave’ de controlo do Born na gestão de um vasto leque de sistemas, incluindo o de carga.

“O CUPRA Born é um ponto de viragem no mercado elétrico e um impulso de transformação da empresa. Ao garantir um design estimulante e performance instantânea e uma gama totalmente elétrica de mais de 500 quilómetros, o CUPRA Born contribui para a redução global de emissões de CO2 cumprindo as exigências europeias. Mas é mais do que isso. Através da emoção desportiva, queremos que a próxima geração de novos desafios faça parte da transformação. Nesse sentido, a CUPRA irá recorrer a modelos de vendas atípicos para chegar a novas gerações, levando a marca CUPRA para lá do tradicional”, disse Wayne Griffiths, Presidente da CUPRA e SEAT.

Desenhado e desenvolvido em Barcelona, na sede de Martorell, o CUPRA Born entrará em produção na fábrica de Zwickau, na Alemanha, já no próximo mês de setembro.

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