Disponível nas variantes dois volumes com cinco portas e carrinha Sportstourer, o novo restyling do Leon adota a identidade visual comum aos restantes modelos da marca catalã. Na frente, tem na zona inferior uma grelha agressiva com tomadas de ar para refrigeração. Mais acima, o capô termina na forma de nariz de tubarão, para onde foi deslocado o logótipo da Cupra. Este dá o mote à forma geométrica escolhida do triângulo para a assinatura luminosa LED Matrix, opcional nos faróis.
O triângulo continua a ser utilizado nos farolins traseiros e, tal como nos recentes modelos da marca, o emblema é também iluminado. As novidades no exterior são completadas por uma gama de nove jantes diferentes de liga leve entre as 18 e 19 polegadas.
Embora existam ainda opções Diesel e gasolina, com potências entre os 150cv e os 333cv apenas na versão Sportstourer com o motor 2.0 TSI, destacamos as versões híbridas recarregáveis com 272cv na mais potente VZ e-Hybrid. Nesta versão, o novo 4 cilindros 1.5 TSI está associado a um motor elétrico e uma bateria de maior capacidade que permite uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100km.
A bateria de 19,7kWh aceita carregamento rápido até 50kW em corrente direta demorando 26 minutos a carregar dos 10 aos 80%, ou 2h30 do 0 aos 100% numa wallbox doméstica de 11kW.O interior desafogado ganha ainda mais espaço na versão Sportstourer, em que a capacidade da bagageira pode chegar aos 1450 litros. Apresenta uma nova consola central, sistema de som opcional da Sennheiser, composto por 12 altifalantes e 390W de potência. O habitáculo acolhe novos materiais mais sustentáveis nos painéis das portas e nos bancos, que são revestidos em microfibra reciclada ou em pele ecológica.
Com a aplicação My Cupra, é possível aceder às informações do veículo a partir do smartphone
Na vertente tecnológica, o Leon recebe um novo painel de instrumentos e sistema de infoentretenimento com um ecrã de 12,9 polegadas melhorado e mais rápido. A barra de aplicações foi aperfeiçoada e os controlos táteis abaixo do ecrã para climatização são maiores e retroiluminados. Inclui ainda de série ligação sem fios para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Com a aplicação My Cupra, é possível aceder a diversas informações do veículo a partir do smartphone – climatização, gestão do carregamento da bateria e o fecho e abertura de portas.
As versões mais potentes do Leon estão equipadas com suspensões McPherson à frente e multibraços atrás, além de Controlo de Chassis Adaptativo, que ajusta o amortecimento aos quatro modos de condução – Comfort, Performance, Cupra e Individual (personalizável) -, sendo ainda possível optar pelo sistema de travagem Brembo Akebono com pinças de quatro pistões e discos perfurados de maiores dimensões. A versão VZ e-Hybrid cumpre dos 0-100 m/h em 7,1 segundos (7,3 na carrinha).
Está ainda equipado com Travel Assist e o assistente lateral e de saída do veículo, que alerta o passageiro ao abrir a porta com um aviso acústico e visual para a aproximação de outro veículo, um peão, ou um ciclista.
Os preços para Portugal começam nos 36.500€ para a versão dois volumes, e 38.000€ para a carrinha Sportstourer, ambos equipados com o motor 1.5 TSI de 150cv.