Depois do sucesso obtido com o Formentor – o primeiro modelo integralmente desenvolvido de acordo com a filosofia Cupra -, que vendeu mais de 100 mil unidades, a jovem marca espanhola aproveita o embalo para lançar o seu primeiro SUV 100% elétrico.

 

O Tavascan é um SUV coupé que adota o nome de uma povoação catalã. É desenhado em Barcelona e produzido na China, tem um aspeto musculado, e partilha algumas semelhanças com o concept que lhe deu forma. Na frente todos os elementos se alinham para representar o “V” do logótipo da marca, desde o capot esculpido, às tomadas de ar inseridas no para-choques. Para a nova assinatura luminosa Matrix LED nos faróis, a forma geométrica escolhida é um triângulo, que é também utilizado nos farolins traseiros e torna o Tavascan imediatamente reconhecível na estrada.

Lateralmente os designers jogaram com a “luz e sombra”, na forma como a luz reflete na zona das portas, para lidarem com a área disponibilizada pela linha de cintura elevada. A linha ascendente desloca naturalmente o ar à volta do SUV desde a frente até ao spoiler traseiro. Disfarça bem as dimensões com 4,64 metros de comprimento, 1,86 de largura, 1,59 de altura, e contribui para um coeficiente aerodinâmico de referência, fixado nos 0,26Cx.

A irreverência do design Cupra continua no interior, onde a cor cobre é profusamente utilizada e encontramos inspiração das obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí na forma de uma espinha dorsal que sobe desde a consola central e funciona como um esqueleto para suportar os restantes elementos do tablier, como o ecrã de infoentretenimento de 15”.

Destacamos o conforto proporcionado pelos bancos desportivos que utilizam poliéster e microfibra reciclados, linho e pele sintética. Estão disponíveis nas cores Soul Black, DarkNight, ou EnceladusGreyMetallic, esta última exclusiva apenas para as baquetsCUPBucket. O espaço na fila traseira é suficiente para albergar tês adultos confortavelmente em viagens longas sem problema.

Existem duas versões: uma apelidada de Endurance, com motor no eixo posterior e tração traseira, 210kW/286cv de potência e 545Nm de binário. E outra, VZ, com dois motores, tração integral, com um motor traseiro de 210kW e outro dianteiro de 80kW, podendo enviar até 30% da potência para as rodas dianteiras quando é necessária mais tração. Em conjunto, são obtidos um total de 250kW/ 340cv e 679Nm de binário. Ambos são alimentados por baterias de iões de lítio de 77 kWh úteis que aceitam carregamento rápido até 185kW, sendo possível obter 100km em 7 min, e são arrefecidas por líquido. A marca anuncia uma autonomia de até 568 quilómetros em WLTP para a versão Endurance, com o VZ a reduzir a distância entre cargas para 522km.

Tal como o Born, o Tavascan utiliza plataforma MEB do Grupo Volkswagen, mas é mais alto e pesa mais. Naturalmente, estes fatores refletem-se no comportamento dinâmico. Apesar do empenho dos engenheiros na afinação das suspensões para o controlo do movimento lateral da carro- çaria, mesmo com os opcionais amortecedores adaptativos, não há como escapar às leis da física. No contacto dinâmico de cerca de 100 quilómetros em estradas catalãs, o Tavascan VZ manteve a compostura até certo limite, ao contrário do seu “irmão” mais rebelde Born, que nos deixou ir sempre mais além. Mesmo no modo de condução “Cupra”, que nos pareceu melhor realçar as qualidades dinâmicas deste SUV com cerca de 2,3 toneladas, o tato esponjoso dos travões esteve sempre presente. Algo que conseguimos mitigar com a utilização das patilhas atrás do volante para gestão da intensidade de regeneração e travagem do motor.

Apesar de a sua condução ser capaz de proporcionar doses moderadas de adrenalina, o Tavascan VZ pareceu-nos mais à vontade quando o conduzimos de forma mais relaxada. No final do percurso, obtivemos uma média de 21,6kWh, o que, pelas nossas contas, daria para 356 quilómetros, longe dos 522km anunciados pela marca.

No que toca à segurança, o Tavascan está equipado com sistemas de assistência à condução, como as Cruise Control Adaptativo Preditivo, Reconhecimento de sinais de trânsito, Adaptador Inteligente da Velocidade, Detetor de Fadiga e Câmara de visão traseira. Este conjunto inclui funções avançadas de segurança ativa, tais como o Assistência Frontal com apoio à mudança repentina de direção e assistência à viragem, sistema que previne ou atenua os possíveis danos numa potencial emergência, monitorizando outros utilizadores da via como automóveis, peões e bicicletas.

Conta ainda com sistema Car2x, que ativa a comunicação com outros veículos, partilhando informação rodoviária sobre veículos de emergência, veículos avariados, acidentes, etc., permitindo prevenir situações críticas com maior antecedência. Toda a informação relevante é disponibilizada na linha de visão graças ao head-up display de realidade aumentada, para evitar distrações.

Sem preços ainda para o mercado nacional, o Tavascan pode ser já encomendado a partir de junho, com as primeiras entregas previstas para o final do verão.

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