Custa 30 mil euros o elétrico que se monta como um Lego para as férias

13/07/2021

Pequeno elétrico permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes sem a necessidade de ferramentas especiais.

 

Apresentado no ano passado ainda com o nome eBussy, como o estudo de um elétrico do tipo “10 em 1”, construído sobre uma versátil plataforma modular que permitia variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes, desde o básico monovolume em versões familiares ou comerciais, podendo também ser pick-up, descapotável ou autocaravana.

Agora, a Electric Brands evoluiu o conceito e lançou a versão definitiva do protótipo, já com a nova designação X-Bus, mas seguindo o mesmo princípio Lego, de construção por módulos que se trocam de forma bastante fácil num distribuidor ou por duas pessoas, sem a necessidade de ferramentas especiais.

O X-Bus está classificado como veículo de classe L7e, para quadriciclos, montando uma bateria com capacidade de 10 kWh, o suficiente para permitir até 200 quilómetros entre carregamentos. Em opção, o modelo está disponível com um pack de 30 kWh que aumenta a autonomia para já muito interessantes 600 quilómetros.

Tecnicamente, estará disponível numa única configuração de quatro motores elétricos (um por cada roda), que produzem apenas 20 cv de potência, mas expressivos 1000 Nm de binário máximo.

Elétrico para as férias

O modelo é apontado à produção em série, na fábrica em Itzehoe, na Alemanha, já em meados de 2022, por preços que arrancam nos 17.000 euros. Mas na página oficial da Electric Brands já é possível configurar o versátil elétrico em todas as suas versões, incluindo como autocaravana.

Em 3,6 metros de automóvel, a companhia alemã conseguiu inventar solução para criar o veículo ideal para as férias, disponibilizando em três módulos uma cozinha equipada, com frigorífico, fogão e televisão, sistema água fresca e teto solar.

Cada módulo tem um custo, levando o preço da E-Bus Camper a rondar os 30.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.