O preço continua a afastar os consumidores dos automóveis elétricos, mas a chinesa BYD quer mudar isso com o seu citadino a 9.000 euros na China.
O Dacia Spring é o automóvel elétrico digno desse nome mais barato à venda em Portugal. É um pequeníssimo SUV, também parco em potência (45 CV ou 65 CV), mas ainda assim com preços a partir de 20.400 €… Muito acima do que anuncia a chinesa BYD para o seu modelo de acesso, o Seagull.
De acordo com a marca asiática o BYD Seagull será, de longe, o carro elétrico mais barato à venda na Europa. Tem as dimensões aproximadas às do Dacia, com só 3,78 metros de comprimento, e combina motor elétrico de 75 CV com uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com 30,7 kWh de capacidade.
Custa 65.800 yuans na China, que seriam 8.850 euros ao câmbio atual. Este é o valor da versão mais básica, com autonomia elétrica de 265 km. A versão Free Edition 310 anuncia 310 km entre recargas, com um preço de 10.300 euros. E a gama inclui três outras versões: Fly Edition 310 (11.200 euros); Lighting Edition 408 (acima de 13.000 euros) e Track Edition (mais de 15.000 euros).
Claro que o Seagull não irá aterrar na Europa a preços tão competitivos, mas os valores de referência na China permitem perceber que em muitos mercados do Velho Continente dificilmente haverá opção mais em conta.