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Dacia Sandero com duas estrelas nos testes de colisão da Euro NCAP

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De acordo com a entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa, o Dacia Sandero chegaria às quatro estrelas… no sistema antigo de avaliação.

Na mais recente ronda de testes de segurança e de colisão da Euro NCAP, os elétricos Skoda Enyaq iV e Volkswagen ID.4 viram reconhecida a sua resistência nos impactos, bem como a vertente de segurança avançada. Em sentido contrário, o Dacia Sandero não foi além das duas estrelas.

Os elétricos da Skoda e VW, que partilham plataforma MEB do consórcio alemão, alcançaram o máximo de cinco estrelas, com notas elevadas em praticamente todos os capítulos da avaliação.

Já o utilitário romeno, com o resultado de 70% na proteção de ocupantes adultos e 72% na proteção de crianças, saiu-se mal na proteção de pedestres e nos assistentes de segurança, onde obteve 41% e 42%, respetivamente. Contas feitas, classificação global de duas estrelas, que não combina com o objetivo traçado pelo construtor para se afastar cada vez mais do estatuto de marca “low cost”.

Como atenuante para a fraca classificação, sublinham os responsáveis da entidade independente para a segurança automóvel na Europa que o modelo registou “performance de quatro estrelas” de acordo com o protocolo antigo.

Nos novos testes do Euro NCAP, além da segurança passiva dos modelos e da performance nas provas de impacto, pesam de forma decisiva todos os itens de segurança ativa, como a travagem autónoma de emergência, o alerta de transposição de faixa de rodagem e outros assistentes à condução.

“Obviamente, a Dacia encontrou o seu mercado e continua a apostar nele, mas uma classificação de duas estrelas mostra pouca ambição, mesmo para um produto “low cost”. A sua decisão em não oferecer uma câmara apresenta-se desalinhada com o mercado e é desapontante, pois a Dacia está consciente de que os seus automóveis vão ter de, muito em breve, estar em conformidade com o novo Regulamento Geral de Segurança”, explicou Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.