A Daimler Trucks, divisão de veículos pesados da Daimler, e a Waymo, divisão de veículos autónomos originária da Google, anunciaram o estabelecimento de uma parceria para o desenvolvimento comum de soluções de condução autónoma de Nível 4 para os seus veículos de transportes de mercadorias.

O caminho para os transportes de mercadorias 100% autónomos começa a tomar forma, com a Daimler Trucks e a Waymo a assinarem um acordo estratégico de cooperação a nível global para desenvolver e colocar em testes veículos com tecnologia de condução autónoma de nível 4 (SAE 4). Nesta fase inicial, a tecnologia da Waymo será colocada em veículos Freightliner Cascadia nos Estados Unidos da América (EUA).

A Waymo conta já com uma década de experiência no desenvolvimento de soluções de condução autónoma, tendo começado com o famoso projeto do Google Car em 2009, antes de se focar em parcerias com alguns construtores com vista a uma implementação mais rápida e eficaz das suas tecnologias. O Freightliner Cascadia, equipado com o sistema Waymo Driver, estará disponível para os clientes americanos nos próximos anos, estando em análise o seu possível lançamento noutros mercados americanos e noutras marcas.

Daimler Trucks und Waymo haben eine umfangreiche, global ausgerichtete strategische Partnerschaft beim autonomen Fahren (SAE Level 4) geschlossen. Als Auftakt der Z usammenarbeit kombinieren die Partner Waymos führende Technologie beim autonomen Fahren mit einer speziell für diesen Einsatz entwickelten Variante des Lkw-Modells Freightliner Cascadia von Daimler.
Daimler Trucks and Waymo have signed a broad, global, strategic partnership to deploy autonomous SAE L4 technology. Their initial effort will combine Waymo’s industry-leading automated driver technology with a unique version of Daimler’s Freightliner Cascadia, to enable autonomous driving.

“Enquanto líder da nossa indústria, a Daimler Trucks é a pioneira da condução autónoma nos camiões. Nos últimos anos, alcançámos alguns progressos significativos no nosso mapa global para produzir em série camiões altamente automatizados. Com a nossa parceria estratégica com a Waymo, enquanto líder da condução autónoma, estamos a dar outro passo em frente rumo a esse objetivo”, referiu Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Trucks AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.