Dakar Rally 2025: DIA 1: Prólogo – Bisha > Bisha

03/01/2025

Sébastien Loeb and Fabian Lurquin of the Dacia Sandriders during the Stage 3 of the Dakar 2025 on January 7, 2025 between Bisha and Al Henakiyah, Saudi Arabia // Kin Marcin / Red Bull Content Pool // SI202501071363 // Usage for editorial use only //
Percurso: Bisha > Bisha – Ligação 50km | Especial 29km. O Rali Dakar 2025 ganhou vida na rápida Etapa do Prólogo de sexta-feira, com 29 quilómetros contra o relógio à volta do acampamento de partida em Bisha, com os pilotos da Red Bull Desert Wings a colocarem-se na pole position para uma posição de partida favorável na Etapa Um de sábado.

 

A Classe Ultimate provou ser frutífera para o Ford Raptor T1+ V8 de Mattias Ekström, com o sueco a terminar a apenas um segundo da Toyota Hilux do vencedor do Prologue, Henk Lategan. O homem de 46 anos, que tem agora 19 segundos de vantagem sobre o pentacampeão do Rali Dakar, Nasser Al-Attiyah, disse: “Cresci com os V8 no DTM, por isso tenho muita experiência com estes motores. Acho que o som de um V8 é melhor do que tudo”.

O estreante na categoria Ultimate, Rokas Baciuška, também pode estar satisfeito com o seu dia de trabalho, depois de ter conquistado os títulos do Campeonato do Mundo de Rally-Raid nas categorias SSV e Challenger. O lituano de 25 anos terminou em quarto lugar e revelou: “É ótimo começar finalmente este Dakar. Hoje foram apenas 29 quilómetros, mas amanhã parece ser uma etapa muito dura.”

Na classe Challenger, os mais recentes recrutas da Red Bull Off-Road Junior Team começaram de forma brilhante, com o estreante Corbin Leaverton a destacar-se ao volante do seu Taurus T3 Max e a liderar o seu colega da Red Bull Off-Road Junior Team, Gonçalo Guerreiro, por quatro segundos. O americano de 23 anos admitiu: “Estou um pouco surpreendido com o resultado, mas agradavelmente surpreendido. É apenas uma tarefa muito pequena no esquema de uma enorme corrida de 12 etapas, mas é bom saber que temos o ritmo.”

Numa 47ª edição da corrida, o australiano Daniel Sanders foi o único piloto a percorrer os 29 quilómetros do dia em menos de 17 minutos com a sua Red Bull KTM Factory Racing. Com o companheiro de equipa espanhol Edgar Canet em terceiro, o piloto de 30 anos disse: “Foi uma corrida muito suave hoje. Espero que seja suficientemente bom para me dar uma boa posição para amanhã. Este é apenas o início de uma longa corrida”.

A classe SSV vê o retorno do favorito do Dakar, Francisco ‘Chaleco’ López, que ficou em quinto lugar na sexta-feira na categoria que venceu em 2019, enquanto o rali ainda era realizado em sua terra natal, a América do Sul. O chileno está 39 segundos atrás do líder americano Brock Heger a caminho da Etapa Um.