De Audi a VW: 10 carros chegam ao fim da linha em 2023

01/01/2023

2023 promete mais uma série de grandes novidades, mas será também um ano de despedidas para vários automóveis que terminam a produção.

Na lista das dispensas, destaque para o Ford Fiesta. O utilitário da oval azul deixará de ser produzido em junho de 2023, encerrando carreira de sucesso que arrancou há quase 50 anos, em 1976.

A Ford apostará forte na eletrificação e o espaço deixado vago pelo histórico Fiesta no portefólio europeu da marca será preenchido por um novo modelo sobre a plataforma MEB da Volkswagen.

Além do Fiesta, a Ford anunciou mais duas despedidas na Europa, o Galaxy e o S-Max.

O Hyundai Veloster N, modernizado em 2020, com a introdução da opção de caixa de dupla embraiagem com 8 velocidades, mantendo o motor 2 litros turbo do i30, a debitar 250 ou 275 cv de potência, não está disponível em Portugal, mas este ano desaparecerá definitivamente da oferta da marca sul-coreana.

2023 será também o ano da despedida do Kia Stinger, que ficará disponível numa edição especial ‘Tribute Edition’ limitada a apenas mil unidades para todo o mundo. A série conta com elementos específicos, como a nova cor Moonscape, um cinza mate (também está disponível em Ascot Green), as capas dos espelhos, jantes de 19 polegadas e pinças de travão da Brembo em preto, tendo por base o Stinger GT, que recorre a motor V6 3.3 biturbo com 370 cv.

O Audi R8 GT RWD, de tração traseira, marca despedida do desportivo com motor V10, nesta versão com potência esticada aos 620 cv. A marca anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos e apenas 10,1 segundos nos 0 aos 200 km/h. A velocidade máxima é de 320 km/h.

O VW ID.Aero ainda é um concept, mas já desvenda as formas daquela que será a primeira berlina global 100% elétrica da família ID da VW. Deverá ser o sucessor espiritual elétrico do Passat, que passa a estar apenas disponível na versão Variant (carrinha).

Opel Insignia é outro modelo do segmento D que ‘ficou’ em 2022, esperando-se que a marca alemã do Grupo Stellantis seja breve na apresentação de sucessor à altura.

A fechar a lista, dois elétricos que foram absolutamente pioneiros. O Hyundai Ioniq, lançado em 2016 com três motorizações eletrificadas (híbrido, híbrido plug-in e 100% elétrico), e o BMW i3.

Elétrico bávaro despede-se com estatuto de conquistador para a marca de Munique: 80% dos compradores do elétrico compacto foram novos clientes. A BMW vai colocar um ponto final na carreira de mais de oito anos. Desde o lançamento, em 2013 mais de 250.000 unidades compacto premium saíram das linhas de montagem da fábrica de Leipzig, na Alemanha.

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