Depois do Enyaq, o Luniaq: o Skoda para guiar na Lua

04/12/2021

Na edição deste ano da Semana Espacial na República Checa, a Xtend Design revelou o rover lunar Luniaq, inspirado no SUV elétrico da Skoda.

 

Depois do Lunar Cruiser – nome inspirado no mítico Land Cruiser –, com que a Toyota participar em missões da agência espacial japonesa, a partir de 2038, aqui está o Luniaq, um rover lunar inspirado no Enyaq, o novo SUV elétrico da Skoda.

Este veículo movido a baterias será capaz de transportar até quatro astronautas na superfície da Lua e está construído sobre a plataforma MMSEV (Multi-Mission Space Exploration Vehicle) da NASA, arquitetura amplamente usada no desenvolvimento de outros protótipos para a exploração espacial.

Entre as características especiais do design deste Luniaq estão as enormes superfícies vidradas que permitem avaliar a situação com um ângulo de 180 graus, segundo o criativo Tomas Rousek, dos estúdios da Xtend Design. Estas janelas de dimensões muito avantajadas não são em vidro, mas num alumínio transparente que é mais resistente aos micrometeoritos. A estrutura é depois reforçada com camadas de polietileno para proteção adicional contra radiação, havendo uma janela frontal inferior permite que os motoristas vejam a superfície da lua diretamente na frente do veículo. O rover Luniaq estará também equipado com camaras estereoscópicas para a observação do terreno e a recolha de imagens 3D.

Para circular na superfície da Lua, o protótipo estará equipado com seis rodas com a tecnologia Michelin Tweel de pneus radiais sem ar numa única unidade.

“O desenvolvimento sustentável pode nos permitir seguir em frente e expandir a biosfera para outros lugares no espaço. Queremos inspirar as pessoas sobre como continuamos a desenvolver nossas tecnologias progressivamente e um dia viver e viajar para fora da Terra. A humanidade é tecnicamente avançada o suficiente para que se torne apenas uma questão de motivação e financiamento. Uma nova era de mobilidade elétrica poderia continuar em todo o sistema solar e além”, explicou Rousek.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.