Dez criações clássicas únicas e excêntricas

18/05/2024

Hoje em dia o automóvel não passa de um meio de transporte, que quando fica obsoleto, é trocado por outro mais recente, tirando certas excepções de entusiastas que pretendem manter o seu companheiro de viagem. No entanto, durante muitos anos, desde o início da comercialização do automóvel, este era bastante pessoal com vários elementos únicos. A Hagerty, em conjunto com o coleccionador Jerome Reinan‌, decidiram eleger dez automóveis únicos e excêntricos, construídos pelos seus proprietários, muitas vezes aproveitando bases antigas, dos quais iremos apresentar de seguida.

American LaFrance Speedster (1918)

A American LaFrance é conhecida por ter produzido veículos de bombeiros de 1873 até 2014. O exemplar de cima nasceu mesmo como um automóvel dos bombeiros, até ter sido transformado num Speedster, na década de 50. Está equipado com um motor de quatro cilindros em linha com 9,5 litros de cilindrada, produzindo apenas 90 cv de potência, mas 1.084 Nm de binário. A potência é enviada para as rodas traseiras, através de duas correntes, pois na época ninguém conseguia conceber um eixo capaz de aguentar com tanto binário.

Auburn Speedster (1932)

Este Auburn sofreu um acidente nos seus primeiros anos de vida e, após isso, a sua reconstrução visava a participação nas Indy 500, em Indianapolis. O motor original Lycoming, foi substituído por um Buick de oito cilindros em linha com quatro carburadores duplos Rochester. Mas, nunca chegou a competir nessa prova, passando a disputar corridas em pistas de terra.

The Beast de John Dodd

O The Beast, construído por John Dodd, é capaz de atingir uma velocidade de 320 km/h, graças ao motor Rolls-Royce Meteor, extraído de um tanque de combate. Infelizmente, esta criação foi destruída, mas John não desistiu e criou outro exemplar, agora com um motor de avião Rolls-Royce Merlin de 27 litros de cilindrada. Actualmente, permanece na posse do seu criador.

Cadillac Speedster (1913)

Este Cadillac Speedster está equipado com um motor de 5,9 litros de cilindrada e cabeça em L, mas tem uma particularidade. Na época, os engenheiros da Cadillac montaram camisas dos cilindros em cobre, pois achavam que dissipava melhor o calor do motor. Além disso, está equipado também com arranque eléctrico, inovação estreada pela marca americana no ano anterior, no modelo Model Thirty.

Chevrolet Corphibian

O Chevrolet Corphibian foi uma transformação pedida pela própria marca à Hulten-Holm Co. A partir de um Chevrolet Rampside, foi concebido um veículo anfíbio, capaz de ser controlado dentro da cabina ou na caixa aberta. Só um exemplar foi construído e foi vendido num leilão da Mecum, em 2016, por 77.000 dólares, estando agora em exposição no Lane Motor Museum.

The Decoliner de Randy Grubb

Randy Grubb é criador de máquinas completamente “fora da caixa”, como já aqui foi reportada uma das suas últimas criações a The Magic Bus. A The Decoliner é uma das suas obras mais conhecidas, construída a partir de uma GMC Motorhome e que pode também ser conduzida na zona superior.

Helicron Propeller Car (1932)

Este Helicron Propeller Car, que se saiba é o único exemplar do mundo, foi encontrado numa quinta em França, em 2000, em bom estado e com a mecânica Citroen preservada. As parecenças com uma aeronave não estão restritas somente à hélice na frente, visto que a direcção é feita pelas rodas traseiras. Tal como o Chevrolet Corphibian, está em exposição no Lane Motor Museum.

Hudson Speedster (1916)

Este Hudson Speedster foi o primeiro automóvel a utilizar uma cambota com contrapesos, de modo a eliminar as vibrações secundárias, podendo assim superar as 2.000 rpm sem problemas de maior no seu motor de seis cilindros em linha e 4,9 litros de cilindrada.

Stout Scarab (1936)

Somente nove exemplares do Stout Scarab foram construídos e somente cinco existem hoje, tudo porque a visão do seu criador, William Bushell Stout esteve muito há frente do seu tempo. Estava equipado com um motor Ford V8, montado na traseira, e suspensão de molas helicoidais nas quatro rodas. Muitos consideram que este foi a primeira monovolume existente, segmento que só vingou 50 anos depois.

The Surface Orbiter de Rick Dobbertin

O The Surface Orbiter nasceu como um camião de leite, nos anos 50, sendo transformado num anfíbio pelo conhecido fabricante de Hot Rods Rick Dobbertin, no início dos anos 90. Após estar concluído, Rick percorreu todo o Hemisfério Ocidental, num total de mais de 48.000 km em terra e quase 5.000 km em oceanos.