Dez factos que provavelmente desconhece sobre a McLaren

03/04/2023

A McLaren foi fundada por Bruce McLaren em 1963 como Bruce McLaren Motor Racing. Dois anos após a sua fundação, construiu o seu primeiro automóvel de Fórmula 1, mantendo-se nessa disciplina até aos dias de hoje. Em 1980, a McLaren fundiu-se com a Project 4 Racing de Ron Dennis. Em Agosto de 1988, Ron Dennis, juntamente com Gordon Murray, começaram o desenvolvimento do automóvel de estrada, o McLaren F1.

A produção de automóveis de estrada esteve adormecida durante vários anos, tendo somente uma pequena colaboração com a Mercedes-Benz, para a produção do SLR McLaren, sendo relançada em força em 2010, com o plano de lançar um automóvel novo, todos os anos. Hoje tem várias gamas de modelos diferentes, a Sports Series, a Super Series, a Ultimate Series e a futura GT Series. Seguem-se dez factos que, provavelmente, não conhece, sobre a McLaren, partilhados pelo Petersen Automotive Museum.

#1 Os automóveis McLaren são produzidos em Woking, Surrey, perto de Londres.

#2 Somente cerca de 5.000 exemplares saem da fábrica da McLaren por ano, o mesmo número que, por exemplo a Toyota, produz numa semana.

#3 Existem três McLaren distintas: o fundador e piloto Bruce McLaren, a equipa de Fórmula 1 a McLaren Racing e a que produz automóveis para estrada, a McLaren Automotive.

#4 O fundador, Bruce McLaren, era natural de Auckland, Nova Zelândia.

#5 Um dos primeiros automóveis de competição produzidos por Bruce chamava-se Zerex Special, competindo durante os anos 50 e início dos anos 60. Posteriormente o nome foi alterado para Cooper Oldsmobile.

#6 Os primeiros McLaren de competição eram pintados na cor Papaya Orange, para se destacarem nas televisões a preto e branco. Ainda hoje é a cor que identifica a McLaren.

#7 O McLaren MP4/1, desenvolvido por John Barnard, em 1981, foi o primeiro automóvel de competição com um chassis monocoque em fibra de carbono, elevando os níveis de rigidez para valores mais altos.

#8 Lançado em 1992, o McLaren F1 foi o primeiro automóvel desenvolvido para estrada.

#9 O McLaren F1 tem uma configuração de três lugares, ficando o condutor no lugar do meio e ligeiramente à frente dos passageiros.

#10 O McLaren F1 tem o seu compartimento do motor revestido com folha de ouro, pois assim consegue refletir com maior eficiência o calor gerado pelo motor.