Como acontece no mercado de viaturas novas, as vendas de automóveis usados com motores a gasóleo desaceleram…

De janeiro a agosto deste ano, as vendas de veículos em segunda mão equipados como motores a gasóleo caíram um 1,2%, comparativamente ao mesmo período de 2018. Apesar da travagem nas vendas, o Diesel continua a representar seis em cada dez unidades comercializadas mas, segundo as contas da Associação Nacional de Vendedores de Veículos a Motor, na vizinha Espanha, a perder terreno para os modelos a gasolina, que registaram um crescimento na ordem dos 5% neste mercado das viatura usadas.

Nas matrículas de viaturas adquiridas através de renting, cenário idêntico: em 2018, redução na ordem dos 12% na procura de modelos com motores a gasóleo, passando de 76,3 % em 2017 para 64,32 % no ano passado. E redução significativa no interesse em torno deste tipo de propulsão num segmento que é dominado por empresa manteve-se na primeira metade deste ano, com os Diesel a representarem apenas 52 % do mercado total de viaturas de renting.

O exemplo nacional confirma tendência

Em Portugal, um estudo revelado esta semana pelo portal de classificados automóvel Standvirtual confirma que há cada vez menos interesse pelos automóveis usados Diesel. No primeiro semestre de 2019, a procura viaturas em segunda mão com motores a gasóleo desceu 8,38%, enquanto as pesquisas de modelos com unidades a gasolina subiram 1,43%.

Ainda em comparação com a primeira metade de 2018, aumento de 33,2% na procura de automóveis 100% elétricos; o interesse por motorizações híbridas naquela plataforma cresceu 20,83%.