Dieselgate: Audi, Porsche e VW oferecem atualizações gratuitas

23/07/2017

Cerca de 850 mil carros do Grupo VW com motores V6 e V8 a gasóleo estão agora elegíveis para uma atualização gratuita de software. Destinado aos clientes que residem na Europa, o Grupo pretende, desta forma, limpar a imagem danificada pelo ‘Dieselgate’ e garantir o cumprimento dos níveis de C02 exigidos pela União Europeia.

De acordo com a Audi, esta medida irá “melhorar ainda mais os seus níveis de emissões em situações de condução reais, indo além dos atuais requisitos legais”. No caso da marca dos quatro anéis, estão abrangidos todos os clientes com motores V6 TDI (EU5) e V8 TDI (EU6).

O motor de 3.0 litros TDI de seis cilindros esteve no centro da polémica nos EUA, mas não na Europa, onde o ECU instalado na unidade motriz é legal, ao contrário do que acontece no país norte-americano.

Além da Audi, a companhia confirmou que os modelos da Volkswagen e da Porsche que utilizam estes modelos também estarão abrangidos pelo ‘recall’ voluntário.

Diesel tem futuro

A lista completa de modelos não foi divulgada, mas irá abranger diversas variantes e gerações dos Audi A4, A6, A7 e A8, a que se soma o Q5 e o Q7. Alguns VW Touareg e Porsche Cayenne também serão afetados.

Ainda a justificar esta decisão, a Audi afirma que pretende com a mesma “manter a futura viabilidade dos motores Diesel e contribuir para a melhoria da qualidade do ar”, mantendo fé de que o Diesel tem ainda um papel fundamental na indústria automóvel.

André Bettencourt Rodrigues