O Land Rover Discovery Sport recebeu uma série de novidades tecnológicas a bordo, beneficiando assim de uma atualização importante com recurso a um ecrã em vidro curvo e à evolução do sistema Pivi Pro de infoentretenimento da marca britânica.

O SUV de requinte desportivo da Land Rover fica assim mais atual com um maior foco na tecnologia e na remoção de muitos botões físicos, permitindo-lhe assim ganhar espaço e funcionalidade a bordo.

Todos os Discovery Sport incorporam agora um painel de instrumentos digital e patilhas de seleção de velocidades no volante de série, ao passo que a consola central redesenhada e simplificada inclui um novo ecrã tátil flutuante de 11.4 polegadas em vidro curvo. Os utilizadores passam a dispor da mais recente versão do sistema de infoentretenimento Pivi Pro, com barras laterais que permanecem sempre acessíveis e disponibilizam atalhos para os principais controlos e funções do veículo, tais como multimédia, volume, climatização e navegação.

As funções de controlo por voz da Alexa (Amazon) e a função de projeção Apple CarPlay sem fios também estão presentes, bem como o sistema Android Auto, embora este apenas por cabo. A consola central redesenhada liberta espaço de arrumação e incorpora o carregamento de dispositivos sem fios de série. Além disso, foram incorporadas duas portas USB-C disponíveis em cada fila para que todos os passageiros desfrutem de conectividade total e carregamento completo, com alimentação de 12 V na segunda fila e na bagageira.

Os clientes que optarem pela versão de sete lugares poderão também desfrutar do controlo de climatização na terceira fila e de outro ponto adicional de carregamento USB-C. O teto de abrir panorâmico opcional em vidro maximiza a sensação de espaço. Disponível com até sete lugares, o habitáculo permite até 24 configurações possíveis de lugares. A segunda fila de bancos pode ser deslocada e reclinada numa configuração 40:20:40 e o compartimento de carga pode chegar aos 1794 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O interior inclui agora um novo seletor de velocidades com revestimento em alumínio anodizado escuro e um volante multifunções de três raios. Disponível em couro Windsor suave ou em tecido com materiais vegan nos modelos S e SE, incorpora botões que permitem interagir com o Pivi Pro ou ativar um assistente de voz virtual. Os modelos Discovery Sport S e Dynamic SE disponibilizam interiores em DuoLeather com até três opções de cor. Os clientes que não desejem selecionar couro podem optar por camurça combinada com tecido Luxtec, macio e produzido com microfibras de poliéster reciclado.

Embora o grande pico de preocupação com a Covid-19 tenha passado, permanecem as suas repercussões, pelo que o Discovery Sport incorpora uma das tecnologias mais sofisticadas para medir a qualidade do ar disponível graças ao sistema de purificação do ar do habitáculo. Com sistema de filtro PM2.5 e controlo de CO2, o sistema ajuda a promover o bem-estar dos ocupantes em termos de ar e maximiza o estado de alerta do condutor, controlando os níveis de CO2 no habitáculo. Este sistema avançado conjuga a tecnologia ‘nanoe X’ para combater os agentes patogénicos e reduzir significativamente os odores desagradáveis, as bactérias e os alergénios e a tecnologia da aplicação dos níveis de qualidade do ar, o qual permite aos clientes consultar no ecrã a qualidade do ar exterior no seu local e destino.

O novo Discovery Sport apresenta também atualizações exteriores subtis. O Discovery Sport S incorpora embaladeiras inferiores na cor da carroçaria, uma nova grelha em Gloss Black que contrasta com o motivo hexagonal distinto do Discovery, proteções das embaladeiras em Indus Silver e o anagrama Discovery em Bright Atlas no capot.
Os modelos Dynamic são mais assertivos, com um tejadilho contrastante e detalhes exteriores, como o anagrama Discovery, a grelha, as secções inferiores das embaladeiras e os para-choques inferiores, todos com acabamento distinto em Gloss Black.

Os novos designs das jantes em liga leve incluem uma opção de 21 polegadas com acabamento Gloss Black e uma opção de 19 polegadas com acabamento Gloss Black ou Diamond Turned.

Destaque à eletrificação

O Discovery Sport mantém a sua gama de modelos eficientes elétricos híbridos plug-in e mild-hybrid, embora nem toda a gama esteja disponível em Portugal, nomeadamente no caso dos mild-hybrid.

A nova química da bateria do P300e proporciona uma autonomia real melhorada de até 47 quilómetros, suficiente para realizar 90% dos trajetos diários em modo de condução elétrica. Em complemento, os clientes poderão usufruir de carregamento rápido e fácil do motor elétrico híbrido e carregar a bateria de zero a 80 % em apenas 30 minutos com carregamento CC incorporado de série (50 kW de máximo).

Este modelo híbrido combina um motor 1.5 turbo Ingenium de três cilindros com um motor elétrico de 80 kW/109 CV e uma bateria de iões de lítio de 14.9 kWh para assegurar uma condução confortável e uma autonomia elétrica de até 61 quilómetros, no ciclo de medição WLTP City (urbano). A potência combinada é de 309 CV, com binário máximo conjunto de 540 Nm.

A versão D165 Ingenium completa a gama, dispondo de sistema mild-hybrid de eletrificação ligeira em associação ao motor 2.0 turbodiesel de 163 CV. Graças ao sistema integrado de motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG) e à pequena bateria de iões de lítio, é aproveitada a energia desperdiçada na desaceleração, armazenada na bateria de 48 V, para maximizar a performance e proporcionar um consumo de combustível inferior.

O Discovery Sport encontra-se disponível com preços a partir dos 62.180€ em Portugal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.