Dos SUV aos desportivos. Que carros escolhem os craques do Mundial?

20/11/2022

Os grande craques do futebol exibem-se ao volante dos mais desejados automóveis de luxo, mas sabia que os gostos ficam mais excêntricos à medida que se avança no campo…?

 

Jogadores de futebol com ordenados milionários exibem-se fora das quatro linhas ao volante dos mais potentes e desejados automóveis de luxo. Mas a combinação nem sempre é linear: alguns craques, dos mais excêntricos e espetaculares do mundo a jogar com a bola, mostram gostos mais sóbrios e discretos do que outros.

Cristiano Ronaldo é dos que não esconde a paixão pelas máquinas mais exclusivas. O craque português adora a marca Bugatti, já tem na sua garagem modelos como o Veyron ou o Chiron e, antes de rumar ao Catar com a Seleção Nacional, passeou por Lisboa aos comandos do espetacular Cientodieci, um de apenas dez exemplares produzidos para homenagear o mítico EB110, com motor de 1600 CV de potência e um preço a rondar os 8 milhões de euros.

Uma escolha que encaixa no perfil do astro luso, diz a ciência…

A empresa Autodoc realizou um estudo completo com base na análise das preferências de alguns dos melhores futebolistas dos últimos anos, para determinar como as escolhas automóveis podem variar de acordo com vários fatores, da nacionalidade à posição que ocupam em campo.

Da baliza ao centro do ataque

De acordo com este estudo, os guarda-redes não têm uma tendência clara para um tipo de veículo. Com base nos dados recolhidos pelos especialistas, os gostos dos jogadores que ocupam posições mais recuadas no campo dividem-se em dois grandes grupos: os GT (44%) e os SUV (36%). Alguns exemplos são Wojciech Szczęsny, que é dono da baliza da seleção da Polónio e de um Porsche Cayenne Lumma Design, o defesa francês Theo Hernandez, que conduz um Lamborghini Urus ou o neerlandês Virgil van Dijk, proprietário de um Mercedes-AMG G63.

Do meio do campo para a frente, a “paisagem” automóvel começa a mudar: um em cada dois jogadores nesta posição tem um automóvel desportivo na garagem. Os SUV também estão entre as preferências, mas a maioria escolhe como o alemão Leon Goretzka, fã do seu Mercedes-AMG GT Coupé.

Os atacantes são, sem dúvida, os mais adeptos dos desportivos: 38% dos jogadores estudados ​​têm um destes na sua coleção, com as marcas Ferrari, Lamborghini e Porsche em clara maioria. Entre os vários exemplos estão Robert Lewandowski (Ferrari F12 Berlinetta), João Félix (Ferrari 488 GTB), Pierre-Emerick Aubameyang (Lamborghini Gallardo), Sergio “Kun” Agüero (Lamborghini Aventador) e Zlatan Ibrahimovic (Ferrari SP1 e Porsche 918 Spyder, entre muitos outros…).

E a marca mais escolhida por futebolistas é…

Apesar deste ‘top3’, o estudo que analisou as escolhas de 305 dos melhores jogadores de futebol dos últimos anos, muitos dos que se encontram no Catar para a maior e mais importante competição de seleções do mundo, há uma marca que é a mais escolhida entre os craques: 71 jogadores entrevistados conduzem regularmente um automóvel da Mercedes-Benz, sendo que o G63 AMG e o C63 AMG aparecem como os dois modelos favoritos da marca alemã.

Quando a modelos, globalmente o Bentley Continental GT é o mais popular, seguido de perto pelo Range Rover Sport.