Antes mesmo da Apple, a chinesa Xiaomi será a próxima marca de telemóveis a entrar em força no mercado dos carros elétricos.

E, ao contrário do que acontece com a famosa marca da maçã, a empresa chinesa que é uma das três maiores fabricantes de dispositivos móveis a nível mundial já produz pequenos veículos elétricos, motos e scooters, em parceria com outras empresas naquele país da Ásia, e tem um plano que prevê a produção de cerca de 300.000 automóveis por ano, após a criação de nova empresa com o nome Xiaomi Automobile.

O primeiro modelo da gama chama-se MS11 e já foi revelado num vídeo promocional. As imagens que alegadamente escaparam ao controlo dos responsáveis da empresa chinesa mostram um veículo com as dimensões aproximadas às de um Tesla Model 3, sabendo-se que está prevista uma autonomia elétrica de cerca de 500 quilómetros entre carregamentos.

A nível técnico não há dados sobre o MS11, embora várias fontes não oficiais revelem que o carro da Xiaomi terá uma potência entre os 300 e os 400 CV e sistema elétrico adaptado para 800 volts, o que permitirá recargas ultrarrápidas.

O principal mercado para o Xiaomi MS11 será a China, onde estará à venda ainda este ano, embora mais uma vez não haja confirmação sobre datas ou um preço estimado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.