Publicidade Continue a leitura a seguir

Dragster que acelerava a 480 km/h há 50 anos vai a leilão

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma nave, é um avião… Não, é um dragster americano com 50 anos capaz de ultrapassar um Bugatti Chiron Super Sport em aceleração.

O Turbosonic Custom Dragster, equipado um motor de microturbina da Turbonique a debitar mais de 1.000 CV de potência, foi construído em 1964, pela Barris Kustom, na Califórnia – a mesma empresa responsável pela criação de carros tão famosos como o Batmobile ou o KITT.

Fabricado sobre uma estrutura tubular construída em aço e uma carroçaria composta maioritariamente por fibra de vidro e aço, tem linhas inspiradas no Lockheed SR-71 Blackbird.

Com um peso total que não ultrapassa os 385 kg, e só com três rodas, o Turbosonic estava concebido para atingir velocidades vertiginosas que muitos poucos superdesportivos atuais podem alcançar, caso do Bugatti Chiron Super Sport 300+. O motor utiliza nitrato de isopropanol e está acoplado a uma caixa manual de duas velocidades, montado diretamente no eixo traseiro, combinado com uma embraiagem de roda dentada da BorgWarner.

Assim, em pista, o dragster da década de 60 podia superar os 480 km/h no quarto de milha, um registo estratosférico para a época.

Para travar este míssil, usa-se apenas um disco de travão Airheart quando circula a baixa velocidade, mas a imobilização quando circula a ‘todo o vapor’ só é possível com o apoio de paraquedas e quatro ailerons estabilizadores.

O único exemplar do Turbosonic Custom Dragster vai ser levado a leilão pela Mecum, no evento Kissimmee Auction entre 6 e 16 de janeiro de 2022.