Mais do que um mero protótipo futurista, o DS Aero Sport Lounge simboliza uma nova ideia da DS Automobiles para a projeção dos seus veículos em termos aerodinâmicos e de design, apregoando noções de estilo e de desejo em consonância com a eficiência redobrada.

A marca de requinte do Grupo PSA explica que o DS Aero Sport Lounge é um modelo que “representa o que de melhor está a ser projetado para o futuro da DS Automobiles”, combinando entre os seus principais argumentos uma posição de condução elevada e elevados índices de conforto, além de grande eficiência aerodinâmica e técnica. Central a este protótipo foi o desejo de responder a um problema atual: “como fazer coexistir uma nova eficiência, sem abrir mão do caráter e da força do design?”.

Em resposta, criou-se o conceito Aero Sport Lounge (não o veículo das imagens, mas a ideia em si), que inaugura uma nova silhueta automóvel, “destinada a valorizar a eficiência aerodinâmica como um vetor de vanguarda e de desejo”.

Esta é a ideia aplicada então ao DS Aero Sport Lounge, explanada ao longo dos cinco metros de comprimento deste coupé 100% elétrico com 500 kW de potência, ou seja, 680 CV, na medida mais convencional, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos. O seu desenho direciona os fluxos de ar para alcançar a melhor eficiência aerodinâmica, o que é demonstrado pela linha de tejadilho mergulhante, pela grelha dotada de apêndices aerodinâmicos laterais e pelas grandes jantes de 23″ esculpidas pelo ar.

A iluminação da assinatura E-Tense simboliza a propulsão elétrica, alimentada pela grande bateria de 110 kWh, de nova geração e colocada no piso, permitindo uma autonomia superior a 650 quilómetros.

A grelha transforma-se num ecrã em redor do monograma iluminado da DS Automobiles através de um vidro concebido em materiais compósitos, que esconde os sensores que leem a estrada e alimentam os calculadores com terabytes de informações. Em ambos os lados, os projetores DS Matrix LED Vision são acompanhados por luzes diurnas e do DS Light Veil, detalhes iluminados que antecipam a futura assinatura da DS.

Interior vanguardista

No interior, os ecrãs, elementos que assumiram um lugar proeminente na maioria dos concept cars e automóveis do presente, foram desmaterializados. Os elementos necessários à condução são projetados no para-brisas, em formato de realidade aumentada.

a carregar vídeo

Frente aos ocupantes destacam-se duas grandes lâminas, que criam uma forma aérea. A parte inferior, revestida de algodão acetinado, é usada para projetar as informações da lâmina superior. A superfície ganha vida com elementos necessários à navegação ou pela descoberta de novas formas de infotainment e de partilha. Todos os ocupantes contam com um ecrã individualizado.

Entre os bancos, o apoio de braço central serve de guia, lendo, interpretando e respondendo a cada movimento da mão. Através de uma parceria tecnológica com a Ultraleap, start-up com sede nos Estados Unidos da América, o DS Aero Sport Lounge antecipa o que poderão ser as interações nos habitáculos do futuro. Tudo isso por responsabilidade da IRIS, o sistema de inteligência artificial do veículo, que encontra o seu lugar no centro do painel de bordo, controlando o conjunto através de simples conversas.

Palha: humilde e nobre ao mesmo tempo

A lâmina do painel de bordo e as costas dos assentos são concebidas com entalhes em palha artesanal. Este material moldado representa uma alquimia perfeita entre o luxo artesanal e o desejo de trabalhar de uma forma sustentável. A palha, material comum e frugal, torna-se num sinal de nobreza decorrente da experiência de um atelier parisiense. Já os bancos, de forma alongada, são adornados com algodão acetinado, aplicado em torno de uma tecnologia de espuma de alta densidade que coloca o conforto em primeiro plano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.