A DS Automobiles está associada à Penske Motorsport desde 2022 e desvenda hoje o DS E-TENSE FE25 Gen3 Evo, versão que fará a sua estreia oficial em Valência (Espanha) entre os dias 4 a 7 de novembro, no decurso dos testes que antecederão a 11.ª temporada da disciplina.
Com uma decoração em preto profundo, delineada por riscas em dourado, o monolugar DS E-TENSE FE25 integra, também, um grupo propulsor totalmente novo. Desenvolvida pela DS Performance ao longo de dois anos, esta avançada unidade tecnológica integra todo o savoir-faire elétrico do departamento de competição da DS Automobiles.
Associada a um sistema de tração integral (em modo 350 kW) e a novos pneus, para garantir uma excelente aderência ao piso, o novo grupo propulsor – composto por um inversor, uma caixa de velocidades e um motor – será mais eficiente do que a unidade anterior, oferecendo uma condução mais confortável.
Tendo ao volante Jean-Éric Vergne, o único Bicampeão da Fórmula E e detentor do recorde de maior número de pole-positions na modalidade, e o talentoso Maximilian Günther, os DS E-TENSE FE25 estão preparados para elevar a DS PENSKE a novos patamares de sucesso.Os objetivos da equipa franco-americana são claros: manter os excelentes desempenhos verificados nas Qualificações – a equipa DS PENSKE detém o recorde de número de partidas na primeira fila da grelha durante a décima temporada – e melhorar o ritmo de corrida, colocando-se entre os líderes estabelecidos desta competição, de modo a conquistar o número máximo de pódios.
Após os testes em Valência darem, oficialmente, luz verde à Temporada 11, o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E irá arrancar para um calendário composto por 17 corridas, espalhadas por todo o mundo. A primeira ronda terá lugar em São Paulo (Brasil), a 7 de dezembro de 2024.
Principais caraterísticas do DS E-TENSE FE25:
- Grupo propulsor desenvolvido pela DS Performance
- 350 kW com tração integral
- Motor dianteiro (250 kW) e motor traseiro (350 kW)
- Potência máxima: 350 kW (476 CV)
- Velocidade máxima: 280 km/h (otimizada para circuitos citadinos)
- Aceleração dos 0 aos 100 km/h: menos de dois segundos
- Sistema de travagem elétrico às quatro rodas (brake-by-wire)
- Capacidade de recuperação de energia durante a travagem: 600 kW
- 50% da energia utilizada durante uma corrida provém da regeneração de travagem
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:
- 121 corridas
- 4 títulos de Campeões
- 16 vitórias
- 51 pódios
- 24 pole-positions