Lisboa foi o cenário da apresentação oficial da Panigale V4 S 2025 em Portugal. Esta nova versão, poderá ser a superbike da Ducati mais controversa em mais de duas décadas.
Os fãs da marca acolheram bem a mudança de motores V-twin para V4, mas já a substituição do mono-braço oscilante por um duplo poderá levar os Ducatisti a pensarem que o modelo perdeu a identidade.
A nova Panigale V4 S vem equipada com um motor de 216 cv e pesa 187 kg, posicionando-se como uma das motos mais rápidas e ágeis da sua classe. Essa evolução é fruto da colaboração entre o departamento de engenharia da Ducati e a equipa Ducati Corse, responsável pelo sucesso no MotoGP. Projetada para ser mais acessível e menos exigente, tanto para pilotos amadores quanto profissionais, a moto oferece melhorias significativas em aerodinâmica, frenagem e ergonomia, garantindo um desempenho excecional a curvar.
O braço oscilante, é feito de alumínio e simétrico, ao contrário da maioria dos rivais, deixando espaço para o sistema de escape sob o motor da Panigale. Na verdade, é menos rígido lateralmente do que o antigo braço de um só lado, em 37%, com o objetivo de maximizar a aderência disponível com a última geração de pneus, que permite à moto fazer curvas com ângulos de inclinação superiores a 60 graus. Também é melhor para fazer descer a potência e, apesar de ser muito mais comprido do que o antigo braço oscilante, é mais de 3 kg mais leve.
A Ducati diz que comparou o braço de dupla face com um de face única em pista e descobriu não só que a versão de duas faces era mais rápida, mas também a preferida pelos pilotos. É claro que as Desmosedici MotoGP não usam mono-braços oscilantes precisamente por essa razão, e a Ducati espera que os clientes aceitem a mudança como um benefício geral para a moto.
A V4 S, recebe forquilhas Ohlins NPX30 e o amortecedor TTX36, ambos com a suspensão eletrónica “DES 3.0” da Ducati, e um amortecedor de direção Ohlins que também é controlado eletronicamente. O modelo ‘S’ também ganha jantes de alumínio forjado em vez das jantes fundidas de série, e ambas as versões utilizam pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP.
A Panigale V4 S 2025 contam com as mais recentes pinças Brembo Hypure em vez das anteriores Stylema, com menos peso e melhor dissipação de calor. Estas pinças também têm até 15% menos de resistência nos discos quando os travões estão desligados, com uma melhoria resultante no desempenho e nas emissões. Funcionam com discos de 330 mm, não só com ABS em curva, mas também com o primeiro sistema de travagem combinada “Race eCBS”, desenvolvido com a Bosch. Este sistema pode aplicar até 15,5% da força de travagem à roda traseira com sete níveis selecionáveis.
No modo mais extremo, o nível 1, o Race eCBS utiliza uma estratégia “Track Plus” que segue o travão traseiro até ao vértice, mesmo depois de o travão dianteiro ter sido libertado, sem que seja necessário tocar no pedal do travão traseiro – reproduzindo o tipo de travagem que os pilotos de MotoGP fazem.
Durante o evento, Carlos T. López Panisello, diretor-geral da Ducati para Espanha e Portugal, destacou a consolidação da marca em Portugal, que passou a fazer parte do Grupo Volkswagen Espanha Distribuição sob a gestão da Audi desde o início de 2024. López Panisello realçou que, apesar dos desafios iniciais, a Ducati conseguiu alcançar as metas de vendas e expandir sua presença no mercado português, com a abertura de novas instalações, como a Ducati Faro.
“Conseguimos superar as expectativas nos primeiros nove meses de operação”, afirmou o diretor, enfatizando o compromisso da marca em oferecer experiências exclusivas aos clientes, mantendo o foco na excelência do serviço e na entrega das melhores motocicletas.
O evento serviu ainda para apresentar outros modelos da Ducati, como a nova Multistrada V4 2025 e as Scrambler Icon Dark e Full Throttle, evidenciando a robusta linha de produtos da marca para o próximo ano. Sem preço ainda definido, a Panigale V4 S 2025 estará disponível no mercado nacional no final de novembro.