E-Doblò, o terceiro comercial da Fiat para entregas verdes

09/06/2022

Depois dos E-Ducato e E-Scudo, a Fiat lança o E-Doblò como terceiro modelo comercial 100% elétrico. A sua autonomia situa-se acima de 280 km.

A Fiat Professional apresentou o novo E-Doblò, a variante 100% elétrica da quinta geração do comercial da marca.

Trata-se do terceiro veículo elétrico da gama de furgões da Fiat, depois dos E-Ducato e E-Scudo.

O novo Doblò elétrico está equipado com um motor elétrico de 100 kW e uma bateria de 50 kWh que lhe permite mais de 280 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP.

Graças ao novo motor, o novo E-Doblò atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e disponibiliza um binário máximo de 260 Nm.

O FURGÃO PODE CARREGAR ATÉ 100 KW, O QUE PERMITE CARREGAR, EM CORRENTE CONTÍNUA, 80% DA BATERIA EM 30 MINUTOS.

O condutor pode escolher entre diferentes modos de condução: Normal, Eco e Power. Cada modo modifica a resposta de condução do veículo, melhorando e otimizando o seu desempenho: o modo “Normal” é recomendado para a condução em condições normais; o “Eco” melhora a economia de combustível e o “Power” melhora a potência de pico do veículo.

A introdução do pack de baterias não provocou quaisquer alterações estruturais: o E-Doblò está disponível com as mesmas dimensões, funcionalidades e configurações da versão furgão equipada com motores de combustão interna.

O novo Doblò está disponível em dois comprimentos e duas configurações diferentes – furgão e combi.

O conceito Magic Cargo permite um aumento de 0,5 m3 no volume de carga e a possibilidade de transportar objetos longos, como tubos ou escadas até 3,4 metros de comprimento.

O FIAT E-DOBLÒ É O IRMÃO GÉMEO DO PEUGEOT E-PARTNER, CITROËN E-BERLINGO E OPEL COMBO-E.

Para além disso, adicionando ainda mais espaço, é possível levantar o banco do lado do passageiro e utilizar o compartimento por baixo para transportar caixas ou objetos frágeis. Existe também uma mesa de bandeja rotativa para transformar o habitáculo do Doblò num “escritório móvel”, se for necessário.

Funcionalidade Magic Plug

A funcionalidade Magic Plug disponível no E-Doblò permite utilizar a energia elétrica armazenada na bateria para necessidades de conversão específicas, como um frigorífico ou uma bancada de trabalho para ferramentas elétricas.

Também na versão 100% elétrica, o E-Doblò oferece uma carga útil de até 800 kg em ambas as versões de distância entre eixos – permitindo carregar até duas euro-paletes.

Disponível nas versões com distância entre eixos longa e curta, o Doblò tem na versão com maior distância entre eixos um volume máximo de carga de 4,4 m3 graças à funcionalidade Magic Cargo. A versão Combi de cinco lugares – veículo misto de mercadorias com lotação para cinco passageiros – com longa distância entre eixos, permite uma modularidade maior entre os bancos e o espaço de carga, graças a uma antepara deslizante, solução que permite modular o espaço de carga ou utilizar o banco de passageiros conforme necessário.

O construtor tem como objetivo, até 2024, tornar-se totalmente elétrica em cada novo modelo na Europa e oferecer uma gama totalmente elétrica a partir de 2027.