Publicidade Continue a leitura a seguir

É esquecido com os piscas? Estas três mensagens são para si

Publicidade Continue a leitura a seguir

Assinalar a mudança de direção é uma das regras básicas da condução de um veículo em segurança, mas os ‘piscas’ continuam a ser esquecido…

O indicador de mudança de direção, conhecido como pisca, foi inventado em 1938 (sistemas semelhantes existiam desde o início do século). A sua utilização democratizou-se a partir dos anos 50, mas só em 2013 passou a ser obrigatório em todos os países. Apesar disso, o estudo mais recente realizado pela Prevenção Rodoviária comprovou que 46,3 dos portugueses não usam o pisca, a maioria por mera distração ou preguiça.

Um problema crónico, que não exclusivo do nosso país. Parece que um pouco por todo o mundo, aquele pequeno gesto com o indicador é esquecido na hora de ultrapassar ou mudar de faixa de rodagem.

Em Espanha, a Guardia Civil partilhou um ‘post’ bem-humorado nas suas redes sociais, em que apela à utilização das luzes de mudança de direção, com três bons motivos para não o deixar de fazer:

“1 – Os restantes condutores não adivinham o futuro; 2 – O pisca não se desgasta; 3 – O tique-taque está dentro da lei”, pode ler-se na publicação do Twitter.

Por cá, além de todas as questões fundamentais de segurança, apontamos mais uma razão, e esta prevista no Código de Estrada: coima de 120€ a 600€, para o condutor que efetue manobras de mudança de direção sem garantir que “da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito”.

Use-o corretamente

Assim, de acordo com a lei, antes de indicar qualquer manobra, é obrigatório verificar, através dos espelhos, se esta pode ser efetuada em segurança. Se for este o caso, deve ser assinalado com antecedência suficiente para que outros condutores possam reagir.

Ao mudar de direção ou faixa, é importante sinalizar para anunciar as próximas manobras, mas esta sinalização não dá prioridade na passagem.

O pisca deve ser acionado no início de uma manobra de ultrapassagem, como também deve ser mantido ativo até ao regresso à faixa de rodagem.

A sua utilização nas rotundas é básica porque é um dos pontos onde ocorre a maioria dos acidentes. Não é necessário sinalizar que está a entrar ou que vai continuar a virar, mas deve utilizar o sinal de mudança de direção para indicar que está a mudar de faixa e que vai sair da rotunda na próxima saída.