E-Lion Day anuncia novo Peugeot e-3008 com 700 km de autonomia

28/01/2023

O projeto, que representa a visão de eletrificação do construtor a médio prazo, compreende, já para este ano, uma gama automóvel totalmente eletrificada. Em 2025, é seu objetivo ter um modelo 100% eléctrico em cada uma das suas gamas.


No final da década, quer que sejam completamente elétricos todos os modelos vendidos na Europa. O plano E-Lion da Peugeot não aborda apenas a eletrificação da sua oferta automóvel.

É também um projeto holístico assente em cinco pontos numa abordagem a 360 graus:

– Ecossistema de produtos e serviços baseados em soluções do grupo Stellantis;
-Experiência completa para o cliente, desde o carregamento até à conectividade;
– Compromisso assumido para ter uma gama 100% elétrica até 2025;
– Eficiência para um desempenho máximo com um consumo mínimo de energia, que será de 12,5 kWh/100 km para o Peugeot e-208;
-Aposta ambiental, tendo como objetivo final a sustentabilidade e o compromisso da marca para atingir a neutralidade carbónica até 2038
Até 2025, a marca irá lançar cinco novos modelos 100% elétricos: e-308, e-308 SW, e-408, e-3008 e e-5008. Para além dos novo e-308 e e-308 SW, para o segmento C, será proposta uma nova geração de SUV, com o e-3008 a ser revelado no segundo semestre deste ano, seguindo-se o e-5008 um pouco mais tarde.

Serão os primeiros modelos produzidos sobre a plataforma STLA Medium, o e-3008 terá três propulsores eléctricos, incluindo uma versão com motor duplo, para uma autonomia máxima de 700 quilómetros. Deverá acontecer a introdução de uma nova tecnologia de hibridação suave de 48 volt para os Peugeot 208, 2008, 308, 3008, 408 e 5008.

O sistema Peugeot Hybrid 48V compreende um motor PureTech a gasolina de nova geração. Com 100 ou 136 CV, será associado a uma caixa eletrificada de dupla embraiagem inédita com seis relações (e-DCS6), alinhada com um motor elétrico de 21 kW (29 CV).
Graças à bateria recarregável durante a condução, essa tecnologia permite gerar maior binário a baixa rotação, com a consequente redução no consumo de combustível, que poderá chegar aos 15% segundo o construtor.
Em condução urbana, prevê que um SUV do segmento C com este sistema poderá funcionar em modo 100% elétrico durante mais de metade do tempo.