Publicidade Continue a leitura a seguir

E se a polícia lhe pedir para guardar as chaves do carro em latas de metal?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os avanços tecnológicos na área da segurança automóvel são inquestionáveis, mas na era digital também se abrem as portas a novas formas de criminalidade. Utilizando nos veículos sistemas que se podem “hackear”, a tecnologia pode estar, por exemplo, a ajudar que lhe roubem o carro à porta de casa.

Como? Através da codificação do sinal entre veículos e a respetiva chave. A frequência das chaves utilizadas nos denominados sistemas ‘keyless’ está a ser replicada pelos assaltantes, que conseguem copiar o código em proximidade da chave e depois, aceder ou utilizar o veículo como se fossem eles mesmo detentores da chave original.

A polícia britânica acaba de alertar para o fenómeno crescente, avançando que nos meses de maio e junho no Reino Unido registou-se um aumento de 3,1% deste tipo de delito. Pode não parecer um número especialmente impressionante, mas representa vários milhares de novos roubos. O Conselho Nacional de Chefes de Polícia, organismo que coordena os diferentes departamentos regionais, está a pedir aos proprietários de veículos equipados com sistemas de chaves mãos-livres que guardem o respetivo equipamento em latas de metal ou outros recipientes próprios para anular o envio do sinal quando este não está a ser necessário.

As autoridades inglesas estão a dar caça a este tipo de crime. Só em duas operações, em Leicestershire e Liverpool, detiverem grupos organizados responsáveis por dezenas de roubos de veículos, num prejuízo de mais de 5 milhões de euros.