Famosamente descrito por ninguém menos que Enzo Ferrari como o carro mais bonito do mundo, graças à E-Type UK, sediada em Hadlow, Kent, este E-type reluzente proporciona agora uma experiência de condução em “estrada rápida” que condiz com o seu aspeto deslumbrante.
Um ícone revitalizado
O objeto dos trabalhos de restauro e atualização, um modelo de 1961 com volante à esquerda, foi inicialmente entregue novo em Porto Rico. Depois de muitos anos no estrangeiro, o carro regressou ao Reino Unido, tendo sido comprado pelo atual proprietário como base para criar o seu derradeiro E-Type de capota aberta.
Processo de restauro meticuloso, por dentro e por fora
Desde então, a equipa de especialistas da E-Type UK dedicou mais de 3.500 horas ao automóvel, concentrando-se em todos os pormenores até ao último parafuso. Tal como em todos os projectos de restauro da empresa, o processo começou com uma desmontagem completa da carroçaria e a remoção de todos os componentes. Em seguida, a equipa procedeu a uma avaliação exaustiva dos painéis da carroçaria para garantir a integridade estrutural, antes de os jatear cuidadosamente para remover meio século de acumulação de material.
Durante a análise do carro pela equipa, descobriu-se que eram necessárias reparações significativas na carroçaria, com vários painéis muito corroídos ou apodrecidos devido a anos de exposição aos elementos. A E-Type UK aproveitou esta oportunidade para aperfeiçoar ainda mais a carroçaria e melhorar o design icónico dos anos 60, com um capot e uma porta traseira sem costuras, incluindo um maior arredondamento das arestas da carroçaria em todo o carro. O processo de descostura também permitiu que os especialistas removessem os cromados exteriores para um aspeto mais limpo, incluindo os puxadores exteriores das portas – substituídos por um subtil sistema eletrónico interno. A nova estética foi rematada por coberturas de faróis personalizadas e – sem necessidade de acomodar uma capota – todas as arestas de acabamento foram arredondadas.
Um interior a condizer
A mesma atenção ao detalhe foi dada ao interior, com a equipa do E-Type UK a criar um habitáculo personalizado e totalmente transformado. Para concretizar a visão do cliente, foi aplicado um acabamento personalizado aos bancos, soleiras e tapetes – que estão agora adornados com pele vermelha acolchoada com diamantes. A isto junta-se uma consola central e um painel de instrumentos em alumínio, reluzentes e corretos para a época, onde se encontra a icónica linha original de instrumentos Smiths.
A equipa também fabricou uma área de arrumação à medida na antepara traseira, aproveitando este espaço, que agora está elegantemente revestido em pele e padrão a condizer. Este espaço de arrumação personalizado também funciona como uma área de assento útil para os amigos peludos, assegurando que os animais de estimação queridos da família podem acompanhar o carro. A E-Type UK forneceu uma secção almofadada amovível para maior conforto dos animais de estimação.
A equipa dedicou mais centenas de horas ao trabalho sob a pele do automóvel, com componentes mecânicos totalmente renovados e revistos. Enquanto o carro estava a ser pintado, a equipa trabalhou arduamente para preparar e melhorar os elementos vitais do carro, como o seu coração palpitante: o motor de seis cilindros em linha de 3,8 litros totalmente reconstruído, agora com especificações de “estrada rápida”.
O motor foi revisto de cima a baixo nas oficinas do E-type UK. Depois de ser totalmente desmontado, o bloco foi afinado e perfurado, com cames de alta elevação e novas chumaceiras instaladas, juntamente com guias de válvulas em bronze, válvulas melhoradas, uma cabeça portada e uma cambota equilibrada. É agora alimentado por carburadores SU triplos totalmente reconstruídos, com uma taxa de compressão aumentada e um novo volante mais leve. O automóvel também beneficia agora de ignição eletrónica, bobina de ignição desportiva, motor de arranque de binário elevado e alternador leve. Estas alterações são complementadas por um sistema de arrefecimento de elevado desempenho e uma ventoinha de maiores dimensões, para um fluxo de ar drasticamente melhorado – ideal para viagens entusiásticas nos climas mais quentes onde este automóvel irá residir.
Estas alterações criaram um grupo motopropulsor que agora acelera com uma urgência renovada, emitindo um viciante rugido de seis cilindros em linha reta no processo – agora ainda mais envolvente graças à nova disposição “speedster”. O motor é acionado por uma novíssima caixa manual de 5 velocidades, com uma mecânica de grande beleza, e a performance melhorada é mantida sob controlo graças a uma suspensão ajustável melhorada e a travões de performance desportiva.
A criação deste deslumbrante E-type Speedster altamente personalizado pela E-Type UK é um testemunho do compromisso da empresa para com a excelência no espaço automóvel clássico, com uma capacidade única de combinar a originalidade com melhorias cuidadosamente selecionadas e transformadoras. Também funciona como um excelente lembrete do fascínio intemporal do E-type, um verdadeiro ícone do design britânico que agora oferece um desempenho verdadeiramente moderno a condizer com a sua aparência deslumbrante.