Ecrãs digitais e táteis? Esqueça, a BMW tem outra ideia

11/01/2023

A digitalização chegou em força ao automóvel e muitos construtores parecem competir pelo prémio do maior ecrã multimédia no tablier do carro (o MBUX Hyperscreen da Mercedes-Benz é forte candidato, com nada menos que 1,41m de vidro a toda a largura), mas a BMW, rival de Munique, pretende avançar em direção totalmente oposta.

De acordo com Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração do consórcio alemão, em menos de uma década, os avantajados ecrãs vão desaparecer dos habitáculos dos automóveis, acrescentando que será a própria legislação a limitar a sua utilização e defendendo que “a distração ao volante é a principal causa de acidentes, não a velocidade”.

Estudos confirmam: ecrãs táteis distraem mais

Sabemos que atividades simples, como comer ou falar com os passageiros, são foco de distração para o condutor, mas os especialistas estão atualmente mais preocupados com os efeitos da digitalização a bordo e como prejudica a capacidade de detetar situações de perigo ao volante.

De acordo com Oliver Zipse, durante a condução os automobilistas passam muito tempo distraídos com os seus smartphones ou a navegar pelas quase infinitas funcionalidades nos ecrãs a bordo do automóvel.

Algo que tem sido alvo de vários estudos, sempre com conclusões semelhantes: Comparativamente aos comandos tradicionais, por botões nas consolas, os ecrãs táteis atrasam os tempos de reação por parte dos condutores, obrigam a desviar a atenção da estrada e podem gerar acidentes.

Parte da visão do futuro para a BMW foi mostrada na edição mais recente do CES de Las Vegas, no protótipo i Vision Dee, que se apresenta com um tablier minimalista, completamente ‘limpo’, e em que as informações essenciais à condução aparecem projetadas numa versão ‘esticada’ do head-up display no para-brisas do carro.

“É mais do que uma visão. Nós vamos trazer esta inovação para a ‘Neue Klasse’. Já em 2025, os nossos clientes poderão experienciar esta nova tecnologia nos seus novos veículos”, explicou o executivo alemão.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.