Elétricos da Tesla banidos de cidade chinesa por dois meses. Porquê?

21/06/2022

Automóveis da Tesla vão ser banidos de cidade chinesa que se prepara para receber encontro de líderes governamentais. Em causa está o alegado risco de espionagem.

De acordo com a Reuters, citando fonte oficial da polícia, a partir do próximo dia 1 de julho, os veículos elétricos da marca Tesla estão proibidos no distrito de Beidaihe.

A cidade costeira a este de Pequim irá acolher mais uma cimeira que deve contar com a participação de vários elementos do governo chinês, que não querem estar expostos às várias câmaras instaladas nos automóveis da marca norte-americana de elétricos. Nomeadamente, o denominado Sentry Mode (ou modo sentinela), recurso de segurança que permite que os Tesla recolham imagens de tudo o que acontece à sua volta, mesmo quando estão parqueados.

A proibição tem validade para dois meses, o tempo que irá durar o evento secreto para a discussão de “assuntos nacionais”, referiu a mesma fonte.
Apesar não existir qualquer comunicado oficial sobre o tema, as restrições em Beidaihe vieram a público depois de vários vídeos publicados nas redes sociais e nos quais são já visíveis as restrições à circulação.