Eli Zero: mais um elétrico para conduzir sem carta

10/05/2023

Há mais uma alternativa ao bem-sucedido Citroën AMI em Portugal, chama-se Eli Zero, também é um modelo 100% elétrico e com um design completamente adaptado à utilização em espaços urbanos, podendo ser conduzido a partir dos 16 anos. Sendo um quadriciclo elétrico com velocidade limitada a 45 km/h, não necessita da carta de condução da categoria B – apenas a licença de condução AM.

O Eli Zero está equipado com uma bateria com capacidade de 5,8 kWh, demorando cerca de três horas e meia a recarregar completamente e a garantir 100 km de autonomia.

O motor elétrico tem uma potência máxima de 8,8 kW (12 cv), o suficiente para andar na cidade sem atrapalhar o trânsito.

Com cerca de 2,2 metros de comprimento, 1,4 metros de largura e 1,6 metros na distância entre eixos, o Eli Zero tem as dimensões aproximadas às do Citroën AMI, mas a bagageira do Eli arruma 160 litros.

Também está superiormente equipado, já dispondo de elementos como a direção assistida, uma câmara traseira, sensores de estacionamento e painel de instrumentos digital de 7 polegadas.

Em contrapartida, o preço: desde 15.990 euros, praticamente o dobro do que custa o Citroën AMI.

O Eli Zero é produzido pela Eli Electric Vehicles, empresa fundada em 2015 em Los Angeles, na California, Estados Unidos, e será comercializada em Portugal pelo grupo Auto-Industrial nas i-lectric city, conjunto de lojas dedicadas a ecomobilidade – a primeira abre em Lisboa, no Parque das Nações, ainda antes do verão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.