M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Tesla tem vindo a aumentar os números de produção do seu modelo mais recente e mais acessível, o Tesla Model 3, que atualmente é o modelo elétrico mais vendido na América do Norte. Mas a marca americana teve vários problemas no início para atingir os objetivos de quotas de produção, e Elon Musk admitiu recentemente, numa entrevista ao canal de televisão HBO, que os problemas financeiros da marca durante esta fase eram tão grandes que esteve perto de fechar as portas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta admissão foi surpreendente, pois embora tenha surgido a possibilidade que a Tesla não conseguiria aumentar a produção sem injeção de capital, ninguém esperava que a marca fosse obrigada a encerrar. No entanto, na entrevista, Elon Musk explicou que “estávamos a esvair dinheiro, e se não conseguíssemos resolver estes problemas [com a produção do Model 3], íamos fechar”. Quando questionado sobre a esperança da vida, Musk respondeu que eram apenas “semanas. Um dígito”, ou seja durante o primeiro semestre, a Tesla esteve em risco de ter que encerrar todas as suas atividades no espaço de dois meses.

Felizmente para Musk e para a sua empresa, o sucesso do Model 3 permitiu à Tesla recuperar rapidamente dos seus problemas, com o segundo semestre do ano a registar resultados financeiros positivos para o construtor automóvel americano. Esta recuperação permitiu à Tesla manter o seu valor mesmo com os problemas legais que levaram ao afastamento de Elon Musk do papel de presidente da empresa, em que Elon Musk foi acusado de manipular o valor da marca na bolsa, com a promessa de um investidor que não se materializou.

O Tesla Model 3 vai ser lançado no mercado europeu dentro de poucos meses, e depois a marca vai concentrar-se na produção do seu camião elétrico, o Semi, e do desenvolvimento final do desportivo Roadster. A Tesla também tem planos para criar uma pickup e um comercial ligeiro.