Em férias de carro elétrico? As dicas dos especialistas

31/07/2022

Conduzir um automóvel elétrico tem algumas diferenças relativamente a um com motor de combustão interna. Aqui ficam as sugestões mais simples para retirar o máximo partido das viagens de verão sem emissões de escape.

Vai de férias ao volante de um veículo elétrico e tudo o que não precisa é preocupar-se com as questões relacionadas com os carregamentos, a autonomia ou o calor. Queremos garantir que as viagens dos dias que restam do verão são livres de emissões e de stress, por isso partilhamos uma lista com as sugestões dos especialistas da SEAT S.A., do planeamento ao destino.

  1. É importante preparar-se com antecedência. Estude as rotas que vai fazer e certifique-se que sabe onde estão os postos de carregamento. “Selecione paragens ao longo do caminho, tendo em conta as necessidades de repouso do condutor e as necessidades de carregamento do veículo”, recomenda Josep Bons, responsável pelo Desenvolvimento Elétrico e Eletrónico da SEAT S.A. É melhor localizar mais do que uma estação no caso da primeira opção estar ocupada ou fora de serviço.
  2. Pré-climatização do veículo. O sistema de ar condicionado de um veículo elétrico consome energia da bateria, o que significa que uma ótima gestão do ar condicionado do veículo pode resultar numa maior distância percorrida. Por esta razão, deve manter uma temperatura constante de 22ºC no interior do seu veículo. Antes de partir, é aconselhável baixar as janelas durante alguns minutos para ventilar o veículo. Ao longo da viagem, manter as janelas fechadas otimizará o sistema garantindo uma melhor performance aerodinâmica. “Baixe os vidros antes de iniciar e ligue o ar condicionado gradualmente até atingir os 22°C”, diz o engenheiro. “Esta dica vai ajudá-lo a poupar a vida útil da bateria durante a viagem”, acrescenta.
  3. Carregue-o completamente. Saia de casa com a bateria totalmente carregada. No entanto, ao longo da viagem, recomendamos que o nível de carga esteja sempre entre 30% e 80%. “Isto vai poupar-lhe tempo na estação de serviço, uma vez que a última fase de carregamento é a mais demorada”, diz Josep Bons.
  4. Conduza de forma eficiente. Uma condução eficiente é sempre recomendada para uma experiência de condução sustentável, mas também vai ajudar a poupar energia da bateria. “Antecipação é fundamental”, diz Josep. E acrescenta: “Aliviar o acelerador e evitar travagens bruscas ajuda a que a bateria dure mais tempo.”
  5. Aproveitar ao máximo o tempo livre. Recarregar não tem de ser aborrecido. De acordo com Josep Bons, “dependendo do carregador, pode demorar apenas 20 minutos. Com carregadores lentos, levará entre 6 a 8 horas”, mas o fundamental é usufruir ao máximo deste tempo. Dependendo da opção que seleciona e com o planeamento prévio da rota, durante a recarga pode aproveitar o tempo para saborear um gelado, passear ou passar tempo com amigos, familiares ou companheiros de viagem. Deixar a bateria a recarregar durante a noite, também é uma boa opção, enquanto descansa num bom hotel, por exemplo.