Dados coligidos e analisados pela Rho Motion, um dos principais centros de investigação de veículos elétricos, revelam que apesar de se ter registado uma quebra relativa a dezembro, o mercado global cresceu 18% em relação ao período homólogo.
O diretor de dados da Rho Motion fala de um “crescimento encorajador” na Europa e de um “aumento consistente” no mercado norte-americano. Contudo, o analista antevê um ano de dificuldades, nomeadamente com o impacto no setor da política da administração Trump.
Charles Lester afirma que, “com a entrada em vigor das normas de emissão para os fabricantes europeus este ano, todas as atenções estão viradas para o mês de abertura da região, que regista um crescimento encorajador de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. O mercado chinês, tal como esperado, diminuiu 43% em relação ao mês anterior, uma vez que os condutores tendem a apostar tudo no final do ano, antes dos feriados do Ano Novo Chinês, em janeiro e fevereiro. O mercado dos EUA e do Canadá ainda não foi afetado pelo novo ocupante da Casa Branca e está a registar um aumento consistente de 22% em relação ao ano anterior. Em suma, um início de ano incontroverso para o mercado de VE a nível mundial, embora não vá continuar assim durante muito tempo.”
A análise da Rho Motion engloba veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). Os analistas afirmam que o mercado europeu “começou forte e deve continuar a fazê-lo para cumprir as normas de emissões para 2025”.Na Europa (União Europeia, EFTA e Reino Unido) venderam-se 250.000 unidades em janeiro de 2025, o que representa um crescimento de mais de 21% relativamente a janeiro de 2024, mas menos -18% quando comparado com dezembro.
Os analistas tomam nota do caso de dois países que seguem em direções diferentes.
Na Alemanha, as vendas de veículos elétricos cresceram mais de 40% em termos homólogos, sendo essa diferença de mais de 50% relativamente aos automóveis 100% elétricos.
Em janeiro deste ano, o mercado francês registou uma queda de -52% em relação ao ano anterior e de -15% em relação ao ano anterior. Isto deveu-se à introdução de um imposto sobre o peso dos PHEV, o que levou a uma pré-compra significativa em dezembro de 2024, antes da introdução do imposto.
Mesmo assim, o mercado chinês cresceu 12% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, com o impulso contínuo da extensão do esquema nacional de troca de automóveis, mas as vendas de EV chineses caíram 43% mês a mês em janeiro de 2025.
A China é responsável pela maior fatia dos 1,3 milhões de veículos elétricos vendidos, tendo sido transacionados 0,7 milhões de automóveis em janeiro de 2025.
O mercado de veículos elétricos dos EUA e Canadá começou o ano com um significativo crescimento de 22% nas vendas de veículos elétricos em relação ao ano anterior, atingindo 0,13 milhões de unidades vendidas, e uma queda de -28% em comparação com dezembro de 2024.
Nos Estados Unidos ainda não se fazem sentir as políticas do presidente Trump. O crédito fiscal federal de até 7 500 USD continua disponível para muitos BEV e para um PHEV, apesar dos receios de que possa ser eliminado.