Em janeiro venderam-se 1,3 milhões de EV em todo o mundo

14/02/2025

O mercado global de veículos elétricos (EV) continua em crescimento, tendo sido vendidos um total de 1,3 milhões a nível mundial só em janeiro.

 

Dados coligidos e analisados pela Rho Motion, um dos principais centros de investigação de veículos elétricos, revelam que apesar de se ter registado uma quebra relativa a dezembro, o mercado global cresceu 18% em relação ao período homólogo.

O diretor de dados da Rho Motion fala de um “crescimento encorajador” na Europa e de um “aumento consistente” no mercado norte-americano. Contudo, o analista antevê um ano de dificuldades, nomeadamente com o impacto no setor da política da administração Trump.

Charles Lester afirma que, “com a entrada em vigor das normas de emissão para os fabricantes europeus este ano, todas as atenções estão viradas para o mês de abertura da região, que regista um crescimento encorajador de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. O mercado chinês, tal como esperado, diminuiu 43% em relação ao mês anterior, uma vez que os condutores tendem a apostar tudo no final do ano, antes dos feriados do Ano Novo Chinês, em janeiro e fevereiro. O mercado dos EUA e do Canadá ainda não foi afetado pelo novo ocupante da Casa Branca e está a registar um aumento consistente de 22% em relação ao ano anterior. Em suma, um início de ano incontroverso para o mercado de VE a nível mundial, embora não vá continuar assim durante muito tempo.”

A análise da Rho Motion engloba veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). Os analistas afirmam que o mercado europeu “começou forte e deve continuar a fazê-lo para cumprir as normas de emissões para 2025”.

Na Europa (União Europeia, EFTA e Reino Unido) venderam-se 250.000 unidades em janeiro de 2025, o que representa um crescimento de mais de 21% relativamente a janeiro de 2024, mas menos -18% quando comparado com dezembro.

Os analistas tomam nota do caso de dois países que seguem em direções diferentes.

Na Alemanha, as vendas de veículos elétricos cresceram mais de 40% em termos homólogos, sendo essa diferença de mais de 50% relativamente aos automóveis 100% elétricos.

Em janeiro deste ano, o mercado francês registou uma queda de -52% em relação ao ano anterior e de -15% em relação ao ano anterior. Isto deveu-se à introdução de um imposto sobre o peso dos PHEV, o que levou a uma pré-compra significativa em dezembro de 2024, antes da introdução do imposto.

Na China, janeiro e fevereiro são sempre os piores meses do ano, com os potenciais compradores a preferirem esperar pelo Ano Novo Chinês e pelo final das férias de fevereiro.

Mesmo assim, o mercado chinês cresceu 12% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, com o impulso contínuo da extensão do esquema nacional de troca de automóveis, mas as vendas de EV chineses caíram 43% mês a mês em janeiro de 2025.

A China é responsável pela maior fatia dos 1,3 milhões de veículos elétricos vendidos, tendo sido transacionados 0,7 milhões de automóveis em janeiro de 2025.

O mercado de veículos elétricos dos EUA e Canadá começou o ano com um significativo crescimento de 22% nas vendas de veículos elétricos em relação ao ano anterior, atingindo 0,13 milhões de unidades vendidas, e uma queda de -28% em comparação com dezembro de 2024.

Nos Estados Unidos ainda não se fazem sentir as políticas do presidente Trump. O crédito fiscal federal de até 7 500 USD continua disponível para muitos BEV e para um PHEV, apesar dos receios de que possa ser eliminado.

Os requisitos para o crédito fiscal foram, no entanto, reduzidos em 2025, uma vez que existe uma percentagem mais rigorosa do valor dos materiais críticos nas baterias dos veículos elétricos que devem ser obtidos ou processados nos EUA ou num parceiro comercial dos EUA. Como resultado, vários modelos de veículos elétricos perderam a sua elegibilidade, o que se espera que comprima o mercado durante o resto do ano.