A Powerdot, Operador de Pontos de Carregamento (OPC) português, junta-se à Biedronka, cadeia de supermercados líder na Polónia que pertence ao grupo português Jerónimo Martins, para equipar 600 parques de estacionamento das lojas com carregadores rápidos para carros elétricos e híbridos, até ao final de 2024.
Cada equipamento poderá carregar simultaneamente até três carros e todos os carregadores serão implementados pela Powerdot.
As duas empresas esperam que as primeiras estações sejam inauguradas já nas próximas semanas, em Varsóvia, com um total de 150 dispositivos a serem ativados para uso público ainda este ano, e os restantes 450 a serem implementados, por todo o país, ao longo de 2024.
600 ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO DE 120 KW, ATÉ AO FINAL DE 2024
A iniciativa conjunta da Biedronka e da Powerdot traduz-se “num projeto de dimensões sem precedentes no que toca à construção do maior sistema de carregamento em corrente contínua (DC) de carros elétricos na Polónia, em termos de escala e de potência”, realçam as duas empresas.
Com cerca de 3500 lojas em toda a Polónia, a Biedronka pertence ao grupo português Jerónimo Martins e é o retalhista líder no país.
A Powerdot é uma Operadora de Pontos de Carregamento (OPC), criada em Portugal por Luís Santiago Pinto e José Sacadura, com a missão de acelerar a mobilidade sustentável. A Powerdot opera em Portugal, França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Polónia, onde emprega atualmente mais de 140 profissionais.
O projeto, que leva até à Polónia o conhecimento português nesta área, resultará na triplicação – em apenas alguns meses -, da atual infraestrutura existente de carregamento rápido para carros elétricos no país.
No âmbito deste programa, todas as cargas implementadas pela Powerdot serão equipadas em três tipos de conectores: CCS, ChaDemo e Type 2, possibilitando assim o carregamento de praticamente qualquer carro elétrico e um híbrido plug-in.
O carregamento da viatura nas lojas da cadeia Biedronka não implica a criação de uma conta, a utilização de uma determinada aplicação móvel ou o pagamento de qualquer subscrição.
A Powerdot será responsável pela manutenção e operação dos carregadores em termos de venda de energia, processamento de pagamentos, software necessário e central de apoio disponível 24/7.
“É com grande entusiasmo que anunciamos este projeto que junta duas empresas com raízes portuguesas e vai tornar disponível a rede de carregamento na Polónia junto de todos os que estão a apostar na mobilidade sustentável. Na Powerdot levamos a sério o conceito de destination charging, sendo que este é mais uma implementação de grandes dimensões que vai trazer comodidade aos utilizadores de VE no país, e que poderão facilmente carregar os seus carros enquanto fazem outras tarefas diárias,” explica Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.
“O objetivo deste programa de investimento sem precedentes é disponibilizar uma rede de carregamento na Polónia para todos os que a procuram, especialmente para os residentes de pequenas e grandes cidades. Os condutores de veículos elétricos na Polónia sofrem com a escassez de carregadores rápidos, de pelo menos 100 kW, e pretendemos preencher imediatamente esse nicho com os nossos supercarregadores amplamente disponíveis. Este projeto está alinhado com a ideia de destination charging, isto é, carregar o carro durante a execução das tarefas diárias, que é um eixo de crescimento pan-europeu da Powerdot”, diz Grigoriy Grigoriev, General Manager da Powerdot na Polónia e CEE.