Encontram mais de 100 BMW i3 abandonados há dois anos

17/03/2022

Mais de uma centena de BMW i3 estão abandonados em várias zonas da ilha de Jeju, na Coreia do Sul, após falência de unidade hoteleira.

Descontinuado no mercado norte-americano, o BMW i3 vai despedir-se também da Europa em julho. O modelo que marcou o arranque definitivo na estratégia de eletrificação da marca bávara tem o fim da produção confirmado, o que não impede que seja ainda hoje uma das propostas urbanas mais interessantes e avançadas em comercialização.

Agora, imagine encontrar não um, nem dois, mas mais de uma centena destes automóveis abandonados rigorosamente novos.

Os carros que pode ver nas imagens pertenciam à frota de um resort na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, que celebrou um contrato com a BMW para a aquisição de 200 exemplares do i3, depois de conseguir garantir o acesso aos respetivos apoios do governo local.

Acontece que, depois do negócio concluído, as coisas não correram de feição para aquele empreendimento turístico que, em 2020, viu aberto o processo de falência que ditou o fecho da atividade e deixou ao abandono todo o complexo, carros de serviço incluídos.

Não se conhece o número exato das viaturas que permanecem paradas em estacionamentos e descampados à mercê dos elementos, mas no vídeo disponibilizado no Youtube contam-se mais de 100. Muitos, em perfeitas condições.

De acordo com fontes locais, em meados de 2021 a BMW Coreia terá conseguido uma autorização das autoridades para recomprar as referidas viaturas, mas tudo indica que a operação não foi concluída com sucesso, alegadamente pelo custo exagerado do transporte das viaturas para fora da ilha. Sem solução à vista, os i3 abandonados ali continuarão…