Enterra Vipre, o desportivo canadiano com base no Pontiac Fiero

29/05/2023

O Enterra Vipre, um nome bastante caricato para um automóvel, principalmente para nós portugueses, e muito idêntico ao nome Viper da Dodge, foi idealizado no início da década de 80, por um grupo de funcionários do Keg Restaurant, de Granville Island, em Vancouver, inicialmente sob a marca Cymbria.

Através de financiamento do Canadian Scientific Research Council, desenvolveram o automóvel com base no Pontiac Fiero SE, tendo conversações com a própria General Motors para vender o automóvel nos EUA através dos concessionários Pontiac e mantendo a garantia de fábrica.

O primeiro protótipo foi terminado em 1984, ainda sob a marca Cymbria, mantendo o chassis e mecânica do Pontiac Fiero, removendo apenas a carroçaria e aplicando uma de desenho próprio, produzida também de fibra de vidro. O interior também teve direito a melhoramentos. Com os vários problemas relacionados com a carroçaria resolvidos, a produção iniciou-se em 1986 já com a marca Enterra.

No entanto, os problemas do Fiero eram os mesmo do Enterra Vipre, pouca potência para o design arrojado que tinha, pois nem o motor V6 de 2,4L e de apenas 140cv foi melhorado, nem a suspensão e travagem. Além disso, posto no mercado americano, o Enterra Vipre custava o dobro de um Fiero original e, dessa forma, pouquíssimos exemplares foram produzidos, estima-se que apenas 38 tenham sido completados, ficando ainda oito exemplares quase terminados na fábrica quando esta declarou falência.

A história da Enterra encontra bastantes semelhanças com a Bricklin, pois ambas eram canadianas e receberam apoios do governo para o desenvolvimento dos seus automóveis desportivos. Ambos falharam. A única diferença é que a história da Bricklin ocorreu nos anos 70, e a da Enterra foi nos anos 80.

Presente neste artigo está um raro sobrevivente do Enterra Vipre de 1986 que foi vendido num leilão da plataforma da Bring a Trailer no passado dia 22 de Abril por 21.500 dólares, cerca de 19 mil euros.