Enyaq iV: Skoda confirma 500 km elétricos e design que vem do espaço

13/08/2020

SUV 100% elétrico da Skoda será apresentado oficialmente no próximo dia 1 de setembro, mas a marca checa prossegue com a revelação a conta-gotas do compacto que partilha plataforma e muitos dos componentes com o Volkswagen ID3 e com o SEAT el-Born.

Depois de uma primeira imagem ‘teaser’ quase passou discretamente na conferência que a marca realizou online com as novidades previstas para o Salão de Genebra 2020, o construtor checo publicou agora um desenho bem mais revelador, através do qual é possível perceber a aposta num visual desportivo e dinâmico, com destaque para as dimensões avantajadas de todos os elementos na dianteira, dos estilizados para-choques à grelha frontal, em posição sobrelevada. “O design do novo Enyaq iV é progressivo, equilibrado e as suas novas proporções conferem-lhe uma dinâmica especial e também um interior espaçoso. As suas grandes rodas e altura conferem-lhe a imagem de um poderoso SUV”, sublinha Karl Neuhold, chefe da equipa de design da Skoda.

Elétrico com imagem de ‘space shuttle’

As dimensões são já conhecidas (4.648 mm de comprimento, 1.877mm de largura e 1.618mm de altura) e, de acordo com este responsável, apesar da dianteira imponente, o modelo checo segue a tendência atual dos SUV compactos, com capot curto e linha do tejadilho a cair em direção à mala, para “criar uma imagem muito dinâmica, quase a fazer lembrar uma espécie de ‘space shuttle’”, garante.

Já a distância entre eixos (2.765mm), que é bastante longa tendo em conta as medidas compactas da carroçaria, permite a oferta de um interior excecionalmente espaçoso. “O piso plano, sem o túnel central que encontramos nos veículos com motor de combustão interna, também contribui para isso”, referiu Norbert Weber, responsável pelos interiores da Skoda. Além do espaço interior para os passageiros, a capacidade da bagageira assume uns muito interessantes 585 litros.

O modelo checo, que irá juntar-se a uma série de mais de dez modelos lançados sob a submarca Skoda i,, até ao final de 2022, com três opções de bateria: um pack de 55 kWh de capacidade que vai garantir uma autonomia até 340 km e capaz de debitar 146 cv de potência, uma segunda versão com 177 cv e bateria de 62 kWh a permitir 390 km entre carregamentos e, por fim, a opção de topo, com um segundo motor elétrico instalado no trem posterior, para quatro rodas motrizes, potência combinada de 201 cv, e uma bateria 82 kWh capaz de oferecer uma autonomia até 500 km.

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.