Escudo contra o roubo do catalisador

03/01/2023

Solução da Toyota para travar o furto de catalisadores custa 130 euros e é um escudo numa liga metálica para dificultar o acesso à peça.

A predileção dos ladrões de catalisadores pelo modelo Prius da Toyota (o híbrido está entre os principais alvo em vários países na Europa), levou a marca japonesa a procurar soluções que ajudem a travar a estatística. Assim, na quinta geração do híbrido da Toyota tem comercialização prevista em Portugal no fim do primeiro semestre de 2023, só na versão PHEV, combinando um motor elétrico mais potente e um motor de dois litros produzem uma potência combinada de 223 cv e uma nova bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, a Toyota evoluiu também a segurança contra o roubo de catalisadores.

Já aqui lhe trouxemos a explicação do engenheiro chefe do desenvolvimento do novo Prius, que revelou aos especialistas do PopSci que aquele componente passa a incorporar uma quantidade muito menor de metais raros (ródio, paládio e platina), o que o tornará claramente menos atrativo para os amigos do alheio.

Mas a marca está também empenhada em complicar o acesso à peça. O catalisador dos híbridos é menos solicitado do que os de motores convencionais, aumentando as probabilidades de se encontrarem em melhor estado. E, no caso destes modelos da Toyota, a peça está instalada numa zona do carro relativamente acessível.

E é por isso que, na lista de equipamentos opcionais do novo Prius há um escudo para o catalisador.

Esta proteção antirroubo está para já apenas disponível no mercado norte-americano, por preço a rondar os 130 euros, e é construído numa liga de alumínio (5052) e aço inoxidável (304), podendo instalar-se no carro sem recorrer a nenhum tipo de furação especial. As fixações são feitas através de parafusos que são também antifurto.

A Toyota não confirmou o ‘extra’ para o Prius na Europa, mas acredita-se que possa ser opção para vários modelos do construtor, nomeadamente da marca Lexus.

A empresa responsável pela produção e distribuição do denominado ‘Cat-Shield’ chama-se MillerCat e comercializa também versões para as gerações anteriores do Prius e muitos outros modelos.

Em baixo, o vídeo com o processo da instalação: