O limite de 90 km/h será aplicado a automóveis ligeiros de passageiros, motociclos e autocarros, enquanto veículos de carga, tanto ligeiros como pesados, assim como qualquer veículo com um atrelado, verá a sua velocidade limitada a 80 km/h. Pontualmente, em vias com fila dupla que não sejam consideradas auto-estradas, vão continuar a existir limites de 100 km/h, mas apenas serão aplicáveis a automóveis de passageiros e motos.
As multas por excesso de velocidades nas estradas nacionais espanholas também sobem. Anteriormente, as multas eram apenas de 100 euros, mas agora sobem para os 300 se o condutor foi apanhado a circular a mais de 110 km/h quando o limite é de 90, custando ainda dois pontos na carta de condução
Esta redução de velocidade tem como base um estudo realizado pelo Fórum Internacional do Trânsito da OCDE, que indica que uma simples redução em 5 km/h do limite de velocidade em estradas nacionais e municipais poderá contribuir para uma redução de 28 por cento nos acidentes mortais. Este estudo recomendava que o limite de velocidade neste tipo de estradas não ultrapassasse os 70 km/h.