Publicidade Continue a leitura a seguir

Espanha ganha Gigafábrica de baterias do Grupo VW

Publicidade Continue a leitura a seguir

A PowerCo, divisão de baterias do Grupo Volkswagen, colocou a primeira pedra de uma Gigafábrica de baterias em Valência, Espanha.

A PowerCo, divisão de baterias do Grupo Volkswagen, iniciou esta semana a construção da sua segunda gigafábrica de baterias europeia.

A escolha da localização caiu em Sagunto, Valência, de onde começarão a ser montadas células de baterias em 2026.

Esta fábrica, que empregará diretamente mais de 3.000 pessoas, terá energia 100% renovável, proveniente de um novo parque solar de 250 hectares localizado nas proximidades.

“Não apenas criaremos mais de 3.000 empregos no futuro, mas também pretendemos trabalhar com o governo regional para iniciar projetos direcionados com o objetivo de fortalecer a ciência e a sociedade”, refere Frank Blome, CEO of PowerCo.

A fábrica vai ser erguida numa área de cerca de 130 hectares em Sagunto. Juntamente com o parque de fornecedores planeado, que será construído paralelamente à fábrica da PowerCo, a área chegará a 200 hectares.

Maquete de como será esta Gigafábrica

Inicialmente, a sua capacidade máxima será de 40 GWh por ano, mas essa capacidade poderá ser expandida para 60 GWh no futuro.
Neste momento, tudo indica que a Volkswagen irá concentrar os seus recursos na Europa, em termos de produção de baterias, em três localizações (Salzgitter, na Alemanha, Espanha e Northvolt na Suécia), as quais irão garantir as necessidades do grupo até 2028.

Extra Europa, a VW prepara-se para anunciar outra gigafábrica em St. Thomas, no Canadá.

Fatores importantes na decisão de escolher Valência incluíram a disponibilidade de eletricidade verde de baixo custo, o cluster regional de pesquisa e inovação, bem como a boa infraestrutura de transporte e a proximidade dos locais de produção espanhóis do Grupo. Nessa linha, a gigafábrica de Valência fornecerá células unificadas para as fábricas de veículos de Martorell e Pamplona, entre outras.

O nosso objetivo é tornar a PowerCo uma empresa global no setor de baterias e abrir caminho para uma melhor mobilidade com células de bateria fabricadas de forma sustentável. A gigafábrica de Valência é um marco importante nisso”, afirma Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração responsável pela Tecnologia do Grupo VW e Presidente do Conselho de Supervisão da PowerCo SE.