Espanhóis vão produzir carro vegan

12/11/2022

O Liux Animal é anunciado como o primeiro automóvel elétrico de origem vegetal da história, com motor de 240 CV e até quatro baterias removíveis para cerca de 600 km de autonomia.

A Liux, empresa espanhola, já está a aceitar reservas para o seu Animal, um automóvel elétrico com um formato a meio caminho entre um hatchback tradicional e uma estilizada shooting brake, em que 90% dos materiais usados no seu fabrico são de origem vegetal. A plataforma é a única estrutura fabricada em metal (alumínio), tudo o resto, carroçaria, interiores e parte do chassis, é feito a partir de biopolímeros, à base de fibra de linho, soja, baunilha, resinas orgânicas e outros.

Depois, de acordo com a jovem empresa, o recurso à técnica de impressão 3D reduzirá em até 70% os custos, tempo e uso de energia no processo.

Quanto às baterias modulares, estas vão facilitar a extração, a substituição e também a reciclagem deste elemento-chave.

A versão de produção do Liux Aninal só está prevista para meados de 2024, em duas configurações possíveis: com duas ou quatro baterias para até 300 ou 600 km autonomia, respetivamente, e motor elétrico com até 240 cv.

O fabricante anuncia 200 km/h de velocidade máxima e apenas 5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

Os preços arrancam nos 35.000 euros e o modelo já pode ser configurado em https://www.liux.eco/, sendo possível também realizar já a reserva, mediante o pagamento de um sinal no valor de 200 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.