Esqueça o entregador de pizzas com os novos Ford autónomos

29/08/2017

A Ford aliou-se à cadeia de distribuição de pizzas Domino’s Pizza para avaliar a possibilidade de aplicar a tecnologia de carros autónomos na distribuição daquele alimento de forma completamente autónoma e sem necessidade de um entregador.

Como parte deste teste, os investigadores de ambas as companhias vão avaliar as reaçõs dos clientes à interação com os veículos autónomos, com Patrick Doyle, presidente e CEO da cadeia de restaurantes, a revelar que tem observado com “grande interesse” o crescimento deste tipo de mobilidade autónoma, uma vez que o setor dos transportes “está a atravessar uma mudança dramática fundamental”.

A Ford entende que este tipo de parcerias com empresas do setor dos transportes pode ser útil para desenvolver as suas tecnologias e, também, a interação dos veículos autónomos com os clientes nos mais diversos papéis. Esperando iniciar a produção do seu primeiro veículo autónomo em 2021, a Ford encara mais este teste como uma oportunidade para dar mais um passo em frente na evolução dos sistemas avançados de autonomia.

Ao longo das próximas semanas, alguns clientes da Domino’s escolhidos aleatoriamente em Ann Arbor vão receber as suas pizzas num modelo de testes da Ford – um Fusion Hybrid Autonomous Research –, embora o carro conte com um engenheiro da Ford a bordo para garantir que tudo corre bem, assim como uma pequena equipa de investigadores. No processo de encomenda, o cliente pode seguir o percurso da pizza via GPS, sendo que o carro só será desbloqueado a partir de uma mensagem SMS para aceder ao compartimento aquecido no interior do veículo.

Contudo, para Russell Weiner, presidente da Domino’s USA, há ainda uma outra questão que se coloca e que se prende com “os últimos metros da entrega. Por exemplo, como é que os clientes irão reagir por terem de sair de casa para receber a sua comida? Temos de garantir que a interação é clara e simples”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.