O primeiro Banshee como dito acima foi construído em 1964 e tinha um desenho de típico GT, capo longo e traseira curta, semelhante ao do Corvette C3 e do Opel GT. Vários exemplares foram construídos, com várias diferenças entre eles, mas apenas dois eram completamente funcionais, um com carroçaria fechada com hardtop removível e outro totalmente descapotável.
Ao contrário do modelo descapotável que está equipado com motor V8, o Coupé está equipado com um motor de seis cilindros em linha e árvore de cames à cabeça. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades.
Como curiosidade, estes primeiros exemplares nunca foram conhecidos na época como Banshee, apenas pelo seu nome de código XP-833, no entanto, em 1971 Bill Collins instalou emblemas Banshee que sobraram do protótipo XP-798 e, a partir desse momento, o XP-833 foi também conhecido como Banshee.
O Pontiac Banshee nunca entrou para produção e uma das razões mais plausíveis era ser um modelo que competia no mesmo segmento do Corvette, e dessa forma podia diminuir as vendas deste, pois as suas prestações eram superiores.
Logo após a utilização para desenvolvimento e demonstração, os Banshee XP-833 foram vendidos para mãos privadas, tendo passado por vários coleccionadores.Presente neste artigo está o Banshee XP-833 Coupé que se encontra actualmente à venda na plataforma da Hemmings com um valor de 1,2 milhões de dólares, cerca de 1,1 milhões de euros.