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Está à venda um de três Lamborghini Miura SVJ originais

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O Miura foi o primeiro grande sucesso da Lamborghini, redefinindo totalmente o conceito de carro desportivo na época, graças à sua configuração de motor central e de performance sem filtros, e abrindo o caminho a carros gloriosos como o Countach, o Diablo e o Murciélago. E, com apenas 764 unidades comercializadas entre 1967 e 1973, não surpreende que qualquer exemplar do Miura seja alvo de muita cobiça por parte dos colecionadores. Mas em matéria de valorização nada bate o nível de exclusividade das raríssimas versões SVJ.

A história do Miura SVJ remonta ao início da década de 70, quando Bob Wallace, piloto de testes da Lamborghini, criou uma versão do Miura SV especificamente afinada para a condução em pista, inaugurando na marca a designação Jota. Apesar das excecionais credenciais do modelo, Ferruccio não estava por aquela altura muito interessado no mundo da competição, pelo que decidiu não avançar com o projeto.

O protótipo do Lamborghini Miura SVJ original foi então adquirido por um privado, dando início a uma série de encomendas de clientes também interessados em converter os seus Miura SV na sua declinação mais “racing”, com o motor V12 de 3.9 litros a debitar 446 cv de potência e 401 Nm de binário máximo, enviados às rodas traseiras via caixa manual de cinco velocidades. Contudo, para além do protótipo que acabou destruído num acidente antes de ser entregue, apenas três unidades obtiveram as especificações de fábrica, e uma delas procura novo dono.

Batizado como “El Corso”, em referência ao seu proprietário original, Paul Ferrandi (o primeiro exemplar foi para o xá do Irão e o segundo para um milionário do Haiti, Albert Silvera), a terceira unidade conhecida do Miura SVJ, com o número 756 (o número de chassis é o 5090, com o motor número 30751), passou por várias coleções ao longos dos cerca de cinquenta anos de existência. Até chegar ao catálogo da Kidston, que o adquiriu em 2010 e supervisionou o seu restauro integral, mantendo a pintura original Rosso Granada. Os trabalhos de recuperação demoraram três anos e foram realizados por antigos engenheiros da Lamborghini, Luca Salvioli e Pietro Cremonini.

Está à venda com 19.582 quilómetros no odómetro, por um valor que apenas está disponível mediante consulta.

Para ter uma ideia, no ano passado foi listado um Miura SV de 1972 por mais de 3 milhões de euros. Mas do SV a Lamborghini fabricou 150 unidades…