Publicidade Continue a leitura a seguir

Está à venda uma colecção de especiais de homologação da era icónica dos ralis

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualquer especial de homologação é sempre uma boa adição a uma colecção, melhor ainda quando pertence à era dourada dos ralis. Quando a isso se juntam cinco automóveis da mesma época, então a colecção está feita e é o caso destes cinco exemplares que a The Cultivated Collector tem para venda e dos quais iremos descrever de seguida.

Para começar temos o Peugeot 205 Turbo 16, que à primeira vista poderia parecer pouco original, no que à sua cor diz respeito, uma vez que grande parte dos 200 exemplares produzidos para estrada saíram de fábrica cinzentos, com algumas excepções feitas a um ou outro pintado de branco. No entanto, segundo parece este foi mesmo o único exemplar a sair de cor preta. Este exemplar, com o chassis número 177, foi adquirido por um antigo príncipe do Qatar, que o manteve por 21 anos.

Mantendo a cor preta, a The Cultivated Collector tem também para venda um Renault 5 Turbo 2 Evolution, que apesar de debitar apenas 158cv, com os seus 966kg de peso, aliados à curta distância entre eixos, torna-os diabólicos.

Passando para o último francês e também o mais raro e até por vezes esquecido, o Citroën BX 4TC foi um modelo que não conheceu sucesso, muito por culpa do seu pouco desenvolvimento e também por ter chegado tarde ao campeonato, numa altura em que o Grupo B iria ser banido. Apenas 62 exemplares de estrada terão sido construídos e a própria marca tentou adquiri-los todos para os destruir.

Sem dúvida um dos mais agressivos do Grupo B de sempre é o Ford RS200 aqui representado na versão RS200 Evolution, do qual apenas 20 exemplares foram produzidos para efeitos de homologação. A decoração deste exemplar é fascinante, inspirada na utilizada pelos automóveis da equipa de fábrica nos ralis.

Para terminar o grandioso Lancia Stratos que apareceu em cena nos anos 70, ainda antes de icónica era do Grupo B, sendo um dos primeiros automóveis concebido apenas com os ralis em mente. Este exemplar está pintado na cor Rosso Arancio com jantes bronze.