Um carro parado no local errado pode fazer com que alguém fique impedido de receber socorro numa situação de perigo. Por isso é tão importante sensibilizar os condutores para o estacionamento indevido nas ruas, principalmente os que colocam em causa a circulação de viaturas de emergência médica ou outras de apoio às populações. Mas saiba que também pode ter uma participação ativa no cumprimento das regras, assumindo o papel de fiscalizador. Como?
Através da app Denúncia de Estacionamento, que serve para apresentar uma queixa formal em situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo. A denuncia segue acompanhada de um formulário e das imagens por smartphone.
De acordo com João Pimentel, o criador da aplicação, «a Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada», acrescentando que, em Lisboa, só nos primeiros três meses de atividade foram levantados 1332 autos com esta origem.
Em declarações ao Polígrafo, o programador descreveu todas as atualizações operadas, explicando que, inicialmente, a ANSR emitiu um comunicado às polícias a propósito da app, «a referir que os denunciantes teriam que ir à esquadra identificar-se», facto que o levou a desenvolver meios para os utilizadores se autenticarem através da Chave Móvel Digital, que, para efeitos legais, «é equivalente à presença requerida».