Carros mal estacionados? Utilize esta app para denunciá-los

28/05/2023

Através da app Denúncia de Estacionamento pode apresentar uma queixa formal em situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo.

Um carro parado no local errado pode fazer com que alguém fique impedido de receber socorro numa situação de perigo. Por isso é tão importante sensibilizar os condutores para o estacionamento indevido nas ruas, principalmente os que colocam em causa a circulação de viaturas de emergência médica ou outras de apoio às populações. Mas saiba que também pode ter uma participação ativa no cumprimento das regras, assumindo o papel de fiscalizador. Como?

Através da app Denúncia de Estacionamento, que serve para apresentar uma queixa formal em situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo. A denuncia segue acompanhada de um formulário e das imagens por smartphone.

De acordo com João Pimentel, o criador da aplicação, «a Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada», acrescentando que, em Lisboa, só nos primeiros três meses de atividade foram levantados 1332 autos com esta origem.

Em declarações ao Polígrafo, o programador descreveu todas as atualizações operadas, explicando que, inicialmente, a ANSR emitiu um comunicado às polícias a propósito da app, «a referir que os denunciantes teriam que ir à esquadra identificar-se», facto que o levou a desenvolver meios para os utilizadores se autenticarem através da Chave Móvel Digital, que, para efeitos legais, «é equivalente à presença requerida».