Esta caravana resolve o problema dos carros elétricos

17/05/2023

Empresa norte-americana vai lançar a sua primeira caravana que pode fornecer energia ao veículo elétrico que a puxa.

Para quem já faz férias em carro elétrico, as viagens longas com caravanas significam um desafio. O peso adicional daquelas estruturas a reboque acelera muito o consumo da energia nas baterias, e mesmo o carregamento de alta velocidade cada vez mais disponível, um caravanista não pode arriscar ficar sem bateria no meio do nada.

Por isso, os especialistas da Colorado Teardrops já estão a trabalhar na sua primeira caravana com bateria de alta capacidade, que pode fornecer energia ao veículo que a puxa.

A empresa artesanal norte-americana apresenta-nos a Boulder, ainda um protótipo que funciona como um enorme ‘powerbank’ com rodas, na medida em que combina as credenciais típicas das caravanas da marca com a funcionalidade mais necessário num veículo elétrico: o carregamento.

Disponível em dois tamanhos (3,65 metros ou 4,95 metros em comprimento), com lotação para até cinco ocupantes, a Boulder incorpora uma bateria de 75 kWh com capacidade de transferência multidirecional de energia. O que significa que, além de poder recarregar-se, pode igualmente proporcionar corrente de recarga a qualquer veículo ou dispositivo elétrico. Existindo ainda a possibilidade de recorrer a painéis solares para aumentar a capacidade de armazenamento.

O projeto está na fase final do desenvolvimento, devendo chegar ao mercado brevemente, com preços a partir dos 60.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.