M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As pick-ups são das viaturas comerciais mais práticas criadas pelo mercado automóvel. Com a caixa aberta, disponibilizam acesso fácil e rápido à carga transportada, e são também muito fortes, podendo circular com pesos elevados. E para transportar esses pesos, é preciso motores potentes, com 150 cv ou mais. Só que esta pick-up indiana diz o contrário. Com apenas 11 cv, tem uma capacidade de carga semelhante à de uma pick-up americana com 400 cv.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os construtores automóveis indianos têm produtos pensados para circular no trânsito congestionado das suas grandes metrópoles. Aqui, não é preciso andar muito depressa, mas é preciso levar tudo o que é necessário numa só viagem. A Mahindra é um dos maiores construtores indianos, e tem um pequeno veículo preparado para levar cargas. Esta pick-up, batizada Jeeto, tem um motor Diesel de 700 cc, disponível com versões de 11 e 16 cv. Com um comprimento entre 3,2 e 3,5 metros e apenas dois lugares, é mais pequena que um Fiat 500 mas tem uma capacidade de carga entre 600 e 700 kg… que é também o peso sem carga. E até está disponível numa versão de passageiros, que mesmo com pouco mais de 3 metros, tem espaço para condutor e quatro passageiros.

Já os americanos são conhecidos por terem pick-ups pensadas para o grande espaço aberto das zonas rurais. A Ford F-150 não é só o veículo comercial de maior sucesso, é também o automóvel mais vendido, batendo qualquer ligeiro de passageiros. Mas, apesar de ter motores V6 e V8 entre 290 e 400 cv de potência, e versões com cabine simples, estendida e dupla, a versão de cabine dupla com o motor 5.0 V8 só tem 762 kg de capacidade de carga. Existe até uma versão desportiva, chamada Raptor, que só transporta 545 kg de carga com os seus 450 cv. As versões normais de trabalho já têm capacidades entre 900 e 1300 kg (a variante Heavy Duty, com preparação especial, consegue transportar 1312 kg). Mesmo assim, são muito maiores até que a Nissan Navara, homologada na Europa com capacidades de carga entre 1034 e 1142 kg.

Os construtores indianos provam que o tamanho não importa, e sim o que se faz com ele. Se conseguem transportar 700 kg com algo que não tem mais potência que uma scooter, imagine-se o que uma pick-up indiana faria com os 160 cv de uma pick-up japonesa, ou com os 400 do motor V8 da imponente mas não tão eficiente pick-up americana.

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