Truque para estacionar à primeira: Apontar ao puxador da porta

31/12/2022

E se lhe dissermos que os puxadores no seu carro não servem apenas para abrir as portas? Veja como podem ajudar a acertar os retrovisores e um truque para estacionar à primeira.

Montados do lado de fora da carroçaria, os retrovisores são importantes para ajudar ver o que se passa atrás de si, não apenas em condições de tráfego intenso, quando é muito fácil perder de vista veículos sempre que estes se colocam no ângulo morto do nosso carro, mas também para estacionar.

A democratização dos sistemas de câmaras e sensores nos automóveis estão lentamente a retirar algum protagonismo aos espelhos montados nas laterais dos nossos automóveis, mas eles ainda são a ferramenta mais prática para ajudar a fazer manobras.

E um dos truques para o seu ajuste mais eficaz é tão simples como… apontar ao puxador da porta!

Isso mesmo, as pegas nas portas do seu automóvel são pontos que pode usar como referência para o ajuste correto dos espelhos retrovisores exteriores para as mais variadas situações de condução.

Por exemplo, para acabar com o ângulo morto e obter visão máxima no espelho à sua esquerda (o mais importante para ultrapassar) deve apontar ao puxador da porta do condutor. Este deve ser usado como marca, ficando o mais puxado possível ao canto inferior direito. O mesmo pode ser feito no espelho do lado do passageiro, mas agora procurando posicionar o puxador da porta direita no canto inferior esquerdo do retrovisor. Infalível.

Ajuda ao estacionamento

Sensores de parque e câmaras de estacionamento são ajudas valiosas na hora de arrumar o carro, mas para quem não dispõe desses equipamentos, os puxadores das portas também servem como referências para as distâncias. E é mais simples do que parece: No estacionamento em paralelo, comece a girar o volante quando o puxador aparece alinhado com o passeio no espelho retrovisor.

O mesmo se está a fazer marcha-atrás para estacionar perpendicular ao passeio.

Já para calcular a distância ótima para outro carro quando estaciona em paralelo, basta confirmar que vê o puxador da porta do veículo ao lado ligeiramente acima da linha do vidro lateral, como na imagem.

São dezenas de tutoriais no Youtube que ensinam a usar o truque do puxador da porta, fique com um deles no vídeo abaixo: