Estacionar em Lisboa vai ficar mais caro

16/04/2021

A empresa que gere o estacionamento na capital alterou os tarifários, com preços mais caros para os veículos parados na via pública.

Estacionar no centro de Lisboa fica mais caro, podendo a partir desta quinta-feira custar até três euros por hora. A EMEL já está a utilizar o novo tarifário para os parquímetros, que passam a ter duas novas classificações por cores: a castanha e a preta, que estabelece um limite máximo de duas horas com o carro parado.

AS alterações entram em vigor de forma faseada e pretendem “tornar a mobilidade urbana mais sustentável, reduzindo a entrada de veículos automóveis em Lisboa, fomentar uma maior rotatividade e, sobretudo, promover o estacionamento para residentes em zonas de maior densidade, como é o caso de santa Maria Maior e Misericórdia”, freguesias onde a EMEL inicia a sua intervenção.

Assim, a denominada zona preta, com os preços mais elevados, vai aplicar-se numa primeira fase às freguesias de Santa Maria Maior e Misericórdia, onde parar o carro vai curtar três euros por hora. Ainda durante o mês de abril, esta tarifa vai chegar à freguesia de Santo António e, em maio, às Avenidas Novas, São Domingos de Benfica e Campolide.

Na zona castanha, o estacionamento na via pública custa dois euros por hora, enquanto o preço por hora na zona vermelha é de 1,60 euros, com o mesmo limite de duas horas.

As zonas amarela e verde continuam a ser as mais baratas, custando 1,20 euros e 80 cêntimos respetivamente, por períodos de quatro horas.