Um dos símbolos mais lendários da indústria automóvel, a estatueta que adorna os capots dos Rolls-Royce, também não irá escapar a uma adaptação para os novos tempos da eletrificação, adelgaçando-se para não afetar a eficiência aerodinâmica daquele que será o primeiro elétrico da marca de luxo, o Spectre.

Denominada ‘Spirit of Ecstasy’, esta estatueta é sinónimo de luxo máximo na indústria automóvel, adornando todos os veículos da Rolls-Royce desde há mais de um século. A reinterpretação daquele objeto foi revelada a 6 de fevereiro, precisamente 111 anos depois do registo intelectual da ‘Spirit of Ecstasy’ pela marca, a 6 de fevereiro de 1911.

Agora, a figura feminina tem uma pose mais baixa e dinâmica, aproximando-se mais dos desenhos originais do seu criador, o ilustrador e escultor Charles Sykes, no início do século XX. A sua forma física também representa agora a nova linguagem visual da marca, denominada ‘The Expression’, ou seja, a expressão, presumivelmente do luxo e do requinte que estão associados à companhia britânica.

A postura é, pois, a principal alteração. Anteriormente, a estatueta tinha os seus pés juntos, pernas direitas e ligeira inclinação na cintura. Agora, apresenta uma perna fletida, corpo mais baixo e os olhos, segundo a marca, “focados no futuro”. O seu manto – erroneamente confundido com asas – foi igualmente resenhado para oferecer uma aparência mais realista e aerodinâmica. As suas dimensões também foram alteradas, passando de 100,01 mm para 82,73 mm

Estas mudanças têm um efeito prático e estilístico, contribuindo para a competência aerodinâmica do Spectre, tendo os protótipos já em testes um coeficiente de arrasto (Cd) de apenas 0.26, pelo que é identificado como o Rolls-Royce mais aerodinâmico de sempre.

O desenho da estatueta aproxima-se dessa forma mais do original de Charles Sykes, com a sua nova forma a ser resultado de simulações por computador e não de mero trabalho manual, conseguindo a equipa de modelação da Rolls-Royce criar também uma expressão facial mais serena e focada. A atenção ao detalhe foi ao ponto de os responsáveis da marca consultarem estilistas em Goodwood para obterem as suas perspetivas sobre como deveriam ser os cabelos, roupas, postura e expressão para estes novos tempos.

“A ‘Spirit of Ecstasy’ é a mascote automóvel mais famosa e desejável do mundo. Mais do que apenas um símbolo, é a corporização da nossa marca e uma fonte constante de inspiração e de orgulho para a marca e para os seus clientes”, refere Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce. “Tal como a nossa marca, ela sempre se alterou com os tempos, mantendo-se fiel à sua natureza e carácter. Na sua nova forma, está mais esguia e graciosa do que nunca – o emblema perfeito para o Roll-Royce mais aerodinâmico alguma vez criado e para agraciar a proa do nosso futuro elétrico arrojado”, completou.

Esta não foi, no entanto, a primeira vez que aquela figura sofreu ligeiras alterações no seu formato ao longo dos seus 111 anos de existência: já mudou de dimensões, materiais e, por pouco tempo, numa posição ajoelhada.

A nova figura apresentada no Spectre será posteriormente aplicada a todos os outros modelos: Phantom, Ghost, Wraith, Dawn e Cullinan e nas suas variantes Black Badge.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.